Desfile cívico encanta população em Rio Bonito, que completa 173 anos

Raquel Morais –

O aniversário de 173 anos do município de Rio Bonito foi comemorado em grande estilo. Ontem, o tradicional desfile cívico-escolar na Praça Fonseca Portela emocionou o prefeito José Luís Alves Antunes (PP), o Mandiocão, e seu secretariado; e reuniu cerca de 10 mil pessoas. Até o final de maio a cidade ainda terá motivo para comemorar, com a entrega de quatro novos postos de saúde (Ipê, Viçosa, Boa Esperança e Parque Indiano) um Centro de Saúde da Criança, no Centro, e uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Segundo Distrito.

A festividade começou cedo com o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional e de Rio Bonito. Já os desfiles, que aconteceram na Rua XV de Novembro, reuniram 41 escolas e mais de sete mil alunos. As crianças e adolescentes faziam a parada especial na apresentação para os representantes da cidade, que ficaram no palanque principal montado na frente da Igreja Nossa Senhora da Conceição.

O pequeno Paulo Miguel, de 5 anos, gostou do desfile e fez questão de se preparar a caráter para a festa. A fantasia escolhida é uma paixão ‘desde pequenininho’: bombeiro. “Ele ama os bombeiros e a paixão é tanta que a festa de aniversário dele de quatro anos foi desse tema. Acho muito importante reforçar esse patriotismo e trazer ele para o desfile”, contou emocionado o pai, Antônio Ralf, de 35 anos.

O primeiro desfile foi da Guarda Municipal junto com as viaturas e ambulâncias do Samu. Após essa passagem a primeira escola que abriu as comemorações foi a Escola Criar, que fica no bairro Mangueirinha, que esse ano comemorou 28 anos de fundação e teve a Banda Tambores Umberto Correia, com regente Lucimar Alves Quintanilha. A secretária de educação, Wanderlúbia Antunes, reforçou que o município tem uma busca constante de formação do aluno com conhecimento humanizado. Esse ano nós queríamos propor uma reflexão sobre meio ambiente e preservação do planeta, além de resgatar as tradições, por exemplo, homenageando os patronos do município. Eles gostam dessa articulação e todo ano investimos muito nos desfiles”, contou.

Mandiocão também exaltou a felicidade de mais um aniversário. “É um clima de paz e harmonia e comemorar 173 anos de Rio Bonito é motivo só para agradecer a Deus. Tivemos muitos dias de comemorações e toda a festa foi montada para a população”, sintetizou.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Rio Bonito, Humberto Belgues, apontou a importância de manter a tradição nessas datas. “O prefeito resgata muito o brilhantismo da festa da cidade. Hoje a parceria entre o executivo e o legislativo, que tem apoio 100% da Câmara, reflete em um bom governo e com isso conseguimos elevar o município em nosso Estado”, explicou.

Até o final desse mês o município continuará presenteando a população com a entrega dos novos equipamentos de saúde. “A população agradece e oferecemos uma saúde pública de qualidade. Isso é garantir dignidade para as pessoas”, disse Daiane Magalhães, secretária municipal de Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *