Descaso na iluminação de São Gonçalo continua

Wellington Serrano

Enquanto escândalos sobre fraudes na iluminação pública tomam contas das manchetes dos jornais com a operação “Apagão”, a população gonçalense sofre com o descaso nas ruas. São centenas de ruas de diferentes bairros da cidade que estão com lâmpadas queimadas. No Mutondo, são seis ruas em completa escuridão.

De acordo com a moradora Ivanilda Gomes, desde a última gestão que os moradores pedem a colocação de lâmpadas na Rua Lealberto Leal. “Queríamos realmente que esse contrato fosse real. Mas, o que vemos aqui é a falta do poder público. Eu tenho que deixar luzes na parte externa da minha casa ligadas para que a população se sinta mais segura. Pago uma conta de luz cara para fazer o trabalho da prefeitura”, reclamou.
A mesma queixa é feita pelo aposentado Waltemir Rabello, que contabilizou a ausência de, pelo menos, 20 lâmpadas nas ruas do bairro Fazenda dos Mineiros. “À noite e ainda com o frio, ninguém fica mais na rua. Quando a padaria fecha, é hora de todos se trancarem em casa. As ruas do bairro estão intransitáveis à noite. A população não aguenta mais ser tão lesada”, lamentou.

Na Rua Guilherme dos Santos Andrade, no Galo Branco, a crítica é intensa. “São quatro postes sem lâmpadas. Por conta disso, o hábito de ficarmos à noite na rua já não existe mais. Não temos mais segurança”, disse a dona de casa Adriana Santos.

O comerciante Francisco de Souza disse que tem fechado seu comércio antes de anoitecer. “Fica mais inseguro, né? Por isso, quando escurece, encerro o expediente. Não dá para ver nada, ninguém passa nessa rua à noite. Temos muito medo porque essa região sofre com a falta de iluminação”, garantiu.

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Gonçalo informou que o processo licitatório ainda está em fase de habilitação, com análise de documentos. O valor global do contrato será divulgado assim que for declarada, oficialmente, a empresa vencedora.

Vencedora de licitação
Desde a última terça-feira, os serviços de iluminação pública de São Gonçalo estão sendo realizados pela empresa Ilumina, vencedora do processo de licitação realizado pela Prefeitura. Além da manutenção preventiva e corretiva no sistema de iluminação pública (braço do poste, reator, lâmpada e expansão de novos pontos), a empresa também fornecerá todo o material a ser utilizado.

De acordo com a Prefeitura, a empresa contratada irá trabalhar para sanar a demanda reprimida no município, procurando atender com agilidade cada solicitação, mas é preciso que a população colabore aguardando a ordem de atendimento. Com a iniciativa, a Prefeitura espera melhorar as vias públicas e oferecer maior segurança à população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 2 =