Descarte adequado de resíduos sólidos garante saúde à população

Com o objetivo de disciplinar o descarte de resíduos e orientar a população, o setor de Resíduos Sólidos da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Sema) da Prefeitura de Macaé atua com três programas e uma campanha. São promovidos “Recicle seu óleo”, “Coleta de eletroeletrônicos” e “Coleta de pneus”. E a campanha “Operação papa-lâmpadas” que visa o recolhimento anual de lâmpadas fluorescentes.

De acordo com a coordenadora do setor de Resíduos Sólidos, a analista ambiental e bióloga, Gabriela Certório, há uma diferenciação dos termos “resíduo” e ”lixo”. “Enquanto o termo ‘lixo’ está relacionado a materiais considerados inúteis, que são descartados e que não possuem qualquer tipo de valor, a palavra ‘resíduo’ está relacionada a materiais que possuem valor econômico agregado, com possibilidade de reciclagem no processo produtivo”, define.

De 2014 a junho de 2017, a Sema enviou para reciclagem e destinação ambiental adequada 1.781 toneladas de pneus, 12.350 litros de óleo vegetal, 3.641 quilos de resíduos eletroeletrônicos e dez mil lâmpadas fluorescentes. Os resíduos foram tratados segundo seu volume, peso, grau de periculosidade ou degradabilidade. Isso implicou a realização de procedimentos especiais para o seu manejo e destinação, considerando os impactos negativos e os riscos à saúde e ao meio ambiente.

Consiste no recolhimento de óleo vegetal. O óleo descartado incorretamente causa danos ao ambiente, como contaminação de solo, rios, mares e lagoas; entupimento de ralos e tubulações de esgoto, aumentando o custo da operação e manutenção da rede. Em parceria com o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro (Prove), a Secretaria de Ambiente recebe óleo vegetal em garrafa PET em 12 pontos de entrega voluntária.

Todo material coletado é encaminhado para reciclagem, sendo usado como matéria-prima na produção de sabão, detergente e de fontes de energia alternativas, como o biodiesel. Para mais informações, ou entrega de grandes quantidades, deve ser feito contato telefônico com a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, pelo telefone (22) 2772-1810. No primeiro semestre de 2017 foram coletados e encaminhados pra reciclagem 5.602 litros de óleo vegetal.

Os resíduos eletroeletrônicos são compostos por baterias, pilhas, equipamentos de informática, de telefonia, fios, cabos e outros. A armazenagem destes é difícil por causa do volume gerado. Possuem substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente em suas composições. Para oferecer aos munícipes e aos órgãos da administração pública uma alternativa adequada de destinação de seus resíduos eletroeletrônicos, até que os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes implementem a logística reversa no município, a Secretaria de Ambiente realiza o programa de coleta de eletroeletrônicos.

Gabriela Certório explica que descartes de pequenos volumes podem ser feitos no ponto de entrega voluntária localizado na Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, que fica na Avenida Rui Barbosa, 1725, 1º piso, loja 26, Alto Cajueiros, Macaé Shopping. Para descarte de grandes volumes ou mais informações, entrar em contato com a Secretaria de Ambiente. No primeiro semestre de 2017 foram coletados e encaminhados pra reciclagem 371 quilos de resíduos eletroeletrônicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =