Depósitos de veículos devem instalar cobertura de proteção

Raquel Morais

Se a imagem de um depósito de carros é de abandono, poeira e destruição dos automóveis, depois de sancionada a Lei 7.603/17, do deputado Geraldo Pudim (PMDB), esse cenário vai mudar. O parlamentar pensou em evitar a degradação dos veículos e motocicletas que ficam apreendidos em depósitos. A proteção será em forma de coberturas de proteção.

Atualmente a imagem é a mesma, muito carros e motos ficam aglomerados no tempo, empoeirados, os pneus arriam e a qualidade dos veículos é perdida. Mesmo depois de 90 dias, prazo em que eles vão a leilão, o carro deteriorado perde muito valor. Segundo a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), as instalações terão o prazo de seis meses para se adequarem à norma, podendo providenciar coberturas de lona plástica ou material impermeável por até 90 dias, antes da instalação da proteção adequada. “Mesmo que sejam leiloados, logo após completos 90 dias de sua apreensão, os veículos atingem um estágio deplorável de degradação”, explicou.

“Acho a ideia muito boa. Em alguns lugares o mato toma conta do terreno, os carros ficam completamente expostos ao sol e chuva. Isso, por muitos dias seguidos, trinca a pintura, cria manchas na lataria e até mesmo pequenas ferrugens. A pessoa que está acostumada a comprar carro de leilão, tem direito de ter acesso a um veículo bacana”, comentou um niteroiense que preferiu não se identificar.

Ainda de acordo com a Alerj, em caso de descumprimento da norma, poderão ser aplicadas multas mensais no valor de mil UFIRs-RJ, cerca de R$ 3,2 mil. Em caso de reincidência, o valor será dobrado e a terceira sanção será a cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento. O Executivo deverá regulamentar a lei através de decreto e os municípios poderão ter um depósito municipal para custódia de todos os veículos infracionados na região para a guarda dos veículos retidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 6 =