Demolições na Região Oceânica vão abrir espaço para ciclovia

Raquel Morais –

No início dessa semana duas demolições na Estrada Francisco da Cruz Nunes, na Região Oceânica de Niterói, chamaram a atenção de quem passava pela principal via do local. Dois sobrados foram demolidos para dar lugar à ciclovia, como parte do projeto da TransOceânica. O espaço ainda dará lugar a uma praça, que está em processo de elaboração pelo poder público. Um terceiro imóvel também está na lista das próximas demolições, mas em processo judiciário.

O administrador regional da Região Oceânica, Carlos Boechat, explicou que as demolições aconteceram em dois dias.

“Agora temos que esperar a retirada do entulho. Além da ciclovia, o espaço vai propiciar a construção de uma espécie de praça. Mas esses detalhes ainda são embrionários e estamos elaborando ainda”, contou.

Em nota, a Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) informou que cerca de 10 demolições estão sendo feitas neste ponto da estrada. O prédio vermelho, ao lado do restaurante McDonald’s, também será demolido quando concluído o processo de desapropriação. O objetivo é o alargamento da calçada e a implantação de ciclovia, além da criação de um espaço de lazer e convivência.

Um dos representantes do Pedal Sonoro, Luís Araújo, ressaltou a importância desses espaços destinados para o uso de bicicleta na cidade.

“É notório o aumento na quantidade de bikes na cidade e é preciso investimento em ciclovias, além de infraestrutura, já que elas devem ser conectadas e passarem por manutenção. Também é importante uma campanha de educação no trânsito e fiscalização”, enumerou.

A construção da ciclovia é parte do projeto da Transoceânica, que liga Charitas ao Engenho do Mato, com 13 estações de paradas. A melhora na mobilidade, redução do tempo no trânsito, ônibus novos e paradas bem estruturadas estão entre os objetivos da construção do corredor que liga as duas regiões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *