PAINEL

Defesa da imprensa ganha força: MPs vão caducar –

Antes de seguir para São Paulo, onde participou do programa Conversa com Bial, da Rede Globo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), recebeu fundamentado relatório encaminhado pelo presidente da Associação dos Diários do Interior do Estado do Rio, Gustavo Amóra, sobre a grande mobilização nacional em defesa da sustentabilidade dos veículos de Comunicação Social impressos. Ele demonstrou que não apenas diretores e funcionários de jornais que estão mobilizados, mas também inúmeros segmentos como jornaleiros, associações de empresas publicadoras de material legal, produtores de papéis e insumos gráficos, pessoal de logística e agências de publicidade. Numa conversa informal após a entrevista, Rodrigo Maia admitiu existir clima na Câmara Federal para que as medidas provisórias 892 e 896 sejam caducadas, isto é, arquivadas. Elas tratam de restrições à publicação de balanços e de atos municipais nos jornais impressos, limitando-se à obrigatoriedade nas redes sociais, o que, segundo os jornalistas, deve ser apenas um complemento como já acontece, pois os veículos impressos têm edições on-line.

 

VISITA AO 01 DA ALERJ

O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), recebeu a visita da coordenadora municipal de Acessibilidade, Tânia Rodrigues, que esteve acompanhada da sua filha Camila Rodrigues. Na ocasião, como de costume, foram discutidas as questões relacionadas às pessoas com deficiência no estado do Rio de Janeiro.

PASSANDO POR REFORMAS

A Secretaria de Educação de Rio Bonito está realizando obras de melhoria estrutural, reforma e revitalização da escola municipal Astério Alves de Mendonça, na Mangueirinha. As obras na unidade de ensino, que é uma das maiores do município com mais de 1,4 mil alunos, começou essa semana e, nessa primeira fase, vai se concentrar na parte externa do prédio e devem durar trinta dias. De acordo com a diretora da escola, Adriana Moraes Cardoso, o prédio tem mais de 40 anos e nunca passou por uma reforma mais profunda, e já apresenta vários sinais de desgaste, principalmente no reboco.

HAJA PROCESSO

Só na 3ª Vara o Juizado Especial de Pequenas Causas, do Tribunal de Justiça, realiza 60 audiências diárias de conciliação, conduzidas por Juízes Leigos. Os processos, não encerrados por acordos, são examinados detalhadamente pelos Juízes Titulares. Apesar desta sobrecarga ainda existe a reclamação de que “a justiça é lenta”.

MENOS DEPENDÊNCIA

A matriz elétrica brasileira caminha para se livrar da dependência das usinas hidrelétricas e térmicas. Atualmente, esta dependência representa 64% da matriz hidráulica e pode cair para 51% em cinco anos, segundo avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrica. Já o suprimento de energia eólica e de geração solar fotovoltaica deve crescer de 22 para 28%. Com menos dependência do nível dos reservatórios das barragens, menor será a necessidade de se recorrer, em épocas de seca, à energia térmica que é mais cara e gera o adicional tarifário das “bandeiras” coloridas.

MAIS CANDIDATOS

O rompimento do PSL com o governo Witzel (PSC) está estimulando o aparecimento de mais candidatos à sucessão do prefeito Rodrigo Neves (PDT). Já são falados como pré-candidatos o ex-vereador e atual Juiz, Fernando de Oliveira Rodrigues; ex-deputado Felipe Peixoto; ex-deputado Adroaldo Peixoto e mais um que deverá ser lançado pelo DEM, de Rodrigo Maia. Mas alguns outros nomes já estão sendo esvaziados.

CABO FRIO RECEBE EXPO CANADÁ

Imigração, estudos com períodos prolongados e cases de sucesso de empreendedores brasileiros no Canadá estarão em foco, na próxima segunda-feira, no Costa Azul Iate Clube, em Cabo Frio, quando receberá a ExpoCanada, das 19h às 22h. Durante a feira, que é gratuita, os participantes terão a oportunidade de conversar diretamente com as autoridades sobre estudos de inglês, graduação, pós-graduação, especialização, entre outros.

ATLETAS HOMENAGEADOS NA CÂMARA

Na próxima segunda, às 15h, o vereador Renato Cariello (PDT) preside sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Empresas que se destacam em questões de acessibilidade e inclusão receberão moções de aplauso ao lado de atletas paralímpicos que se destacaram no Parapan de Lima, no Peru. Já na terça, às 20h, o vereador Leonardo Giordano (PCdoB), preside audiência pública sobre o tema “A juventude quer viver”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *