Defesa Civil se mobiliza para prevenção diante das chuvas de Verão

Todos os anos as chamadas chuvas de Verão trazem consigo vários transtornos e ocorrências, onde algumas delas já resultaram em casos fatais, decorrentes de ocorrências de deslizamentos de encostas e desmoronamentos, entre outros. Na quinta-feira (07), representantes da Defesa Civil de Niterói se reuniram, com a presença do prefeito eleito Axel Grael, e preventivamente definiram detalhes do Plano de Chuvas de Verão para 2021.

“Nesse plano tomamos todos os cuidados para que a cidade esteja preparada para dar respostas em situações de emergência. Se tiver chuva forte ou estiagem, com risco de queimadas nas encostas, estaremos preparados para o monitoramento climático, 24 horas por dia, o ano inteiro. Essa equipe orientará os demais órgãos de Niterói, para que eles sejam mobilizados sempre que necessário, para ajudar a salvar vidas”, afirmou Axel Grael, através das redes sociais.

Ele explicou que a Defesa Civil terá o suporte necessário em sua ações. No encontro foi apresentado o novo aplicativo do órgão, o “Alerta DCNIT”, que já está disponível para download gratuito para todas as plataformas. Através dele, as condições meteorológicas poderão ser monitoradas, além de alertas para riscos. Lembrou ainda que, em 2013, quando assumiu como vice-prefeito, a cidade ainda estava abalada por conta da tragédia do Morro do Bumba, e que neste período foi elaborado um plano de chuvas de Verão.

“Naquele período tivemos chuvas fortes, mas nos preparamos e a cidade reagiu bem. De lá para cá, a Defesa Civil é outra. Hoje, nós temos um nível de organização que coloca a Defesa Civil de Niterói como uma das melhores do país. Temos um nível de organização envolvendo todos os demais órgãos da prefeitura para sermos capazes de dar resposta. No entanto, o grande desafio da Defesa Civil é sempre se manter como prioridade fora das situações de contingência. Este é o diferencial de Niterói, nós aqui temos uma estratégia permanente. Um dos grandes diferenciais da Defesa Civil de Niterói é o planejamento, o treinamento”.

Já o coronel Walace Medeiros, secretário de Defesa Civil, alerta que este Verão, por conta da questão climática, será bastante chuvoso, com pancadas de chuva bem intensas e que também podem vir acompanhadas de ventos muito fortes. Ele lembrou que em dezembro de 2020 choveu bastante na cidade, mais que o esperado para o período, chegando a cerca de 60% a mais do previsto para todo o mês. “A nossa direção é antecipar o volume de chuva, o que ela pode causar no município. E aí cada um, dentro da sua esfera, vai ter condição de nos apoiar da melhor forma possível a partir deste plano de chuvas”, disse.

“O cidadão deve acompanhar os avisos e mensagens da Defesa Civil. Essas mensagens são enviadas através de um canal importante, que é o SMS, e para se cadastrar, basta enviar uma mensagem com o CEP para o número 40199. Também temos um importante canal de comunicação, que é o nosso novo aplicativo”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + doze =