Defesa Civil realiza simulado de desastres no Engenho Pequeno

A Defesa Civil de São Gonçalo realizou, na manhã de quinta-feira (16), um simulado de preparação para desastres no bairro Engenho Pequeno. Os exercícios fazem parte do processo de mobilização de recursos e pessoas para avaliar, em tempo real, a remoção de moradores de áreas com risco de desastres. O prefeito José Luiz Nanci acompanhou as atividades.

“Essa integração entre as equipes é de extrema importância para que no momento do resgate de emergência, cada um saiba como atuar de forma que o trabalho tenha mais êxito nos resgates”, conta o prefeito.

De acordo com o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dimas Gadelha, o objetivo do simulado é estabelecer um plano tático para que profissionais e moradores estejam preparados para reagir melhor em caso de risco real.

“A redução de riscos deixa as pessoas menos vulneráveis frente aos desastres. Estamos todos aqui por um denominador comum para a preservação e proteção da vida”, explica.

“A realização deste tipo de simulado está na preparação para reduzir perdas e minimizar o sofrimento humano em virtude dos desastres. É um trabalho de prevenção e organização para o desenvolvimento de ações de proteção”, explica o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag.

A ação teve como ponto estratégico as ruas Gustavo Cruz e Waldir dos Santos, e aconteceu nas imediações da Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno, local que já sofreu com desastres ambientais em anos anteriores. Moradores do bairro, alunos do Ciep 411 Armando Leão Ferreira e da Escola Municipal Maria Amélia Ferreira foram voluntários na ação, atuando como vítimas da simulação de desastre.

Realizada pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil, a ação contou com a atuação do Samu, Bombeiros, Cruz Vermelha, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Governo, além da Brigada Ambiental e Associação dos Moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *