De olho nos eleitores do futuro

Macaé se destaca na região por aderir ao programa Eleitor do Futuro. Professores e alunos estão participando de reuniões para preparação de campanhas eleitorais fictícias, que vão envolver estudantes do 9º ano de escolaridade das escolas municipais Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), Ciep Maringá (Campo do Oeste), Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro) e Ciep Leonel de Moura Brizola (Barra). A partir desta segunda-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promove palestras específicas apresentadas pelos servidores da Justiça Eleitoral.

Na oportunidade, vão ser abordados temas como cidadania, principais direitos fundamentais, formas de exercício do poder (Legislativo, Executivo e Judiciário), o direito ao sufrágio e seu exercício pelo voto, o processo eletrônico de votação e outros procedimentos eleitorais. Durante os encontros, que seguem até sexta-feira, profissionais e alunos das quatro escolas receberão orientações quanto ao processo eleitoral simulado, que será realizado entre os dias 26 e 29 de maio, com urna eletrônica cedida pelo TRE.

Após a mobilização do pleito eleitoral, os alunos candidatos vão apresentar plataformas políticas que terá início com o registro das candidaturas. Para fazer parte do pleito, os estudantes terão que desenvolver projetos entre os dias 15 e 31 de maio. Para a campanha eleitoral, entre 1 e 23 de junho, eles poderão participar de comícios e debates, utilizando material gráfico. Após a diplomação, prevista para o mês de agosto, os eleitos vão encaminhar carta de intenções para gestores públicos do município.

Eleitor do Futuro

O projeto tem o objetivo de ampliar, capacitar e mobilizar jovens e futuros eleitores ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado, mediante a implantação de um trabalho interdisciplinar, com o desenvolvimento regular de treinamentos com a urna eletrônica, realização de eleições parametrizadas, visitas da Justiça Eleitoral e palestras sobre cidadania e eleições.

O programa é uma parceria da 254ª Zona Eleitoral de Macaé, Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro com a Secretaria Municipal de Educação de Macaé, por meio da Superintendência Administrativa, Superintendência de Educação Integrada e Programa Municipal de Conselhos Escolares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 14 =