Daniel Dias é eleito para Conselho de Paratletas

Após anunciar a aposentadoria como atleta, o maior medalhista paralímpico brasileiro Daniel Dias foi eleito membro do Conselho dos Atletas do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). O anúncio foi feito neste sábado (4) pela entidade. O paulista, dono de 27 medalhas em paralimpíadas, representará os paratletas até a próxima edição dos Jogos, em Paris 2024.

Empolgado com a novidade, o nadador não escondeu a alegria ao comentara escolha em publicação feita no Twitter. Além disso, ele definiu como prioridade discutir o sistema de classificação das deficiências, que foi algo de críticas por parte do próprio Dias na atual edição.

“Fui eleito para o Conselho de Atletas do Comitê Paralímpico Internacional. Estou extremamente feliz e honrado. Quero agradecer a cada um que votou e confiou em mim para esta função. Juntos nós vamos contribuir para o desenvolvimento do esporte. Vamos lutar para que cada dia seja melhor para os atletas. Espero que possamos discutir o sistema de classificação que é a minha maior preocupação no momento, porque ela impacta diretamente na vida e carreira dos atletas. Muito obrigado”, agradeceu no Twitter.

Além do brasileiro, outros cinco atletas vão fazer essa representarão: a italiana Martina Caironi (atletismo), a cubana Omara Durand Elias (atletismo), o japonês Takayuki Suzuki (natação), a holandesa Jitske Visser (basquete em cadeira de rodas) e a iraniana Zahra Nemati (Tiro com arco).

A eleição ocorreu entre os dias 19 de agosto e 3 de setembro deste ano. Vinte e dois atletas se candidataram, em votação em que 2447 competidores exerceram o poder de voto. Para se candidatarem, os paratletas, obrigatoriamente, teriam que ter participado das últimas duas edições dos Jogos, Londres 2012 e Rio 2016.

Na Paralimpíada de Tóquio, Daniel disputou seis provas e conquistou três medalhas de bronze: nos 200 metros livre (S5), nos 100 metros livre (S5) e no revezamento 4×50 metros livre 20 pontos.

Mas antes dele partir para o novo desafio, o nadador será o porta-bandeira na cerimônia de encerramento dos Jogos que acontecerá neste domingo (5), às 7h20 (horário de Brasília). Com isso, será a terceira vez que Daniel Dias levará a bandeira brasileira em Jogos Paralímpicos. O nadador também foi o porta-bandeira no encerramento dos Jogos de 2008, em Pequim (China) e na abertura dos Jogos de 2012, em Londres (Inglaterra).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + dezesseis =