CULTURA: MUITO PATROCÍNIO, POUCA AÇÃO

Calcada na base de uma Secretaria e de uma Fundação, a Cultura em Niterói é evidenciada pelo grande número de editais inscritos para contar com as verbas destinadas ao chamado incentivo cultural e pela demonstração pelo desprezo ou inatividade de valioso patrimônio, alguns em processo de deterioração há meio século.

Dois exemplos são gritantes: o abandono da Casa Norival de Freitas, valioso patrimônio artístico e cultural desapropriado em 1982; e o valioso e bem localizado prédio do Cinema Icaraí, comprado numa parceria da UFF com a Prefeitura, em 2004, após anos do encerramento das suas atividades como casa de diversão. A compra, por R$ 17 milhões, visou indenizar a firma Soter ante a campanha popular contra a substituição do imóvel construído pelo Grupo Severiano Ribeiro, em 1942.

O imóvel se compunha também por seis apartamentos, que permaneceram desocupados, enquanto a escadaria histórica foi cercada por grades para impedir o uso do espaço por moradores de rua.

Produção do pré-sal bateu recorde em julho, informa ANP

A produção nos campos do pré-sal cresceu 3,4% em julho, em relação a maio, e bateu recorde, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foram produzidos 2,806 milhões de barris de óleo equivalente por dia. O barril de óleo equivalente (boe) é a unidade usada para somar os totais de gás natural e petróleo em um único montante.

O recorde mensal anterior era de agosto de 2020, quando haviam sido produzidos 2,776 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

A produção diária média no mês de julho de 2021 foi composta por 2,221 milhões de barris de petróleo e 93,1 milhões de metros cúbicos de gás natural. O volume produzido nos 130 campos do pré-sal correspondeu a 71,6% de todo o petróleo e gás natural que foi produzido no Brasil em julho, segundo a ANP.

O campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás natural do país, com 917 mil barris de petróleo e 42,3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

No mês passado, a produção nacional de petróleo, incluindo todos os campos, voltou a superar os 3 milhões de barris diários, enquanto a de gás natural registrou o recorde de 139 milhões de metros cúbicos por dia.

De acordo com a ANP, houve aumento de 4,9% na produção de petróleo em comparação com o mês anterior e redução de 1,1% em comparação com julho de 2020. Já para o gás natural, houve aumento de 2,5% em comparação com o mês anterior e de 6,8% se comparado a julho de 2020.

Os campos operados pela Petrobras produziram 92,8% do petróleo e do gás natural do Brasil.

SONHO OU PESADELO

Os dois entes públicos que se associaram no negócio prometiam fazer do imóvel um completo Centro Cultural, inclusive para sediar a Orquestra Sinfônica da UFF (esqueceram-se da Banda Musical Santa Cecília) e apesar de existir, a 100 metros dali, o prédio da Reitoria da UFF, com o amplo auditório do seu semi-inativo teatro.

As históricas fileiras de cadeiras do cinema, mais de 500, foram doadas pelo então presidente da Academia Fluminense de Letras, alegando não ter onde guardá-las pois o espaço para a plateia, haveria de exigir a marca da modernidade e do conforto.

Lavando as mãos

Os prefeitos de tantos mandatos passados e os membros da Câmara Municipal, secretários de Cultura e Educação, deputados, reitores e até mesmo lideranças estudantis ou o Ministério Público, se empenharam no resgate e ativação de tão importantes bens culturais.

Boom imobiliário

Grandes e importantes áreas de Niterói estão ‘destinadas’ a lançamentos imobiliários, basicamente de apartamentos.

O bairro de São Lourenço, que está ganhando dois supermercados, parece a nova Meca do mercado.

Já está limpo o grande terreno da antiga fábrica de refrigerantes Mineirinho e prédios anexos, e está desocupado o conjunto de prédios até pouco tempo utilizado pela Rio Decor. Há negociações em torno de outras áreas com mais de 1.000 m².

Na Zona Sul

No bairro do Ingá foi retomada a obra de um edifício na rua Presidente Pedreira; está em fase de conclusão de um prédio comercial de sete pisos, na rua Nilo Peçanha; e foi lançado um empreendimento num ponto alto da Rua Fagundes Varela. E um supermercado ao seu lado para expandir seu espaço, mesmo com falta de estacionamento próprio.

Antigo e amplo sobrado pertencente à Enel, na Avenida Visconde do Rio Branco, foi demolido e já conta com estande para venda de apartamentos de um edifício de 16 andares.

Oferta excessiva

Num contraste de comportamento, o mercado registra um grande número de imóveis desocupados nestes bairros como indicam placas de “vendo” ou “alugo”.

Síndico de um edifício com 42 unidades contou as dificuldades do condomínio, pois nove unidades estão desocupadas, com os proprietários intimados a colocarem as contas em dia quando efetivarem a venda ou aluguel dos imóveis.

Um corretor lamentou ter levado “mais de 30” potenciais compradores ou futuros inquilinos a um imóvel no Ingá, sem êxito. Muitos querem unidades com menor tamanho e menor custo de condomínio, além de maior distância de áreas congestionadas.

Vacina brasileira

Na crença de que o mundo vai viver muito tempo na dependência de vacinas, a Pfizer vai montar uma unidade da Eurofarma no Brasil para a produção da sua vacina.

Para 2022, primeiro ano projetado para a produção, a estimativa é da destinação de 100 milhões de doses para o mercado interno e alguns países latinos.

Federação

Avançaram as negociações para a criação de uma Frente de Partidos em apoio ao governo Bolsonaro e capaz de dar apoio ao partido por ele a ser escolhido para a disputa por um novo mandato.

A fusão do PSL, PRB e PP representará a formação de uma bancada com 126 deputados na Câmara Federal, mas contando com apoio de outras agremiações que estudam formas de aliança entre si, como o PL, Patriotas, Avante e PTB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 20 =