CTTC representa Niterói na Penedo Cup de Futebol

Anderson Carvalho –

Niterói vai ter uma equipe representante no torneio de futebol Penedo Cup, que será realizado entre os dias 17 e 21 deste mês, em Penedo, bairro do município de Itatiaia, no Sul Fluminense. A competição será nas categorias sub-11 e sub-13 e reunirá 12 equipes de escolinhas de todo o estado. Os jogos acontecerão no Estádio Municipal Antônio Corrêa, em Itatiaia, e no Campo de Penedo. O município atenderá os atletas, delegações e familiares em hotéis e escolas.

A CTTC vai participar da competição com times mistos (meninos e meninas) pela primeira vez, desde que foi criada, há 11 anos. “Estamos nos preparando há três meses, com treinos três dias na semana, de uma hora e meia por dia. Acredito que temos boas chances de sermos campeões. Os atletas estão muito concentrados”, conta o fundador e professor da CTTC, Carlos Augusto Gonçalves, de 47 anos, o Carlinhos, acrescentando que a equipe contará com 40 atletas.

Os times no Penedo Cup serão divididos em séries (bronze, prata e ouro), onde serão sorteados em grupos e todos jogarão contra todos, em sua respectiva série. Ao fim da primeira fase, as quatro melhores colocadas fazem a semifinal e os vencedores disputam a grande decisão. A competição irá premiar coletivamente com taças e medalhas os três primeiros colocados, e também contará com a premiação individual com troféus para o artilheiro, o melhor goleiro e o atleta revelação.

“Será uma vitrine para os nossos atletas, pois o evento terá muitos observadores de clubes nacionais e internacionais. Temos alunos nossos que foram para as categorias de base do Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, além de um, o Vinícius Costa, de 25 anos, que foi jogar no Florida National University Athletics, nos Estados Unidos, em 2016”, afirma Carlos Augusto.

A CTTC tem 95 alunos-atletas, entre meninos e meninas nas categorias sub-11, sub-13, sub-17, além de estar formando uma equipe feminina adulta, que conta com cinco moças, até o momento, com idades dentre 16 e 27 anos. Em janeiro deste ano, participou pela primeira vez do Mundialito em Porto Alegre (RS), com 60 equipes juvenis, como a argentina Peñharol, a francesa PSG, além de Grêmio e Internacional, entre outras, onde ficou em 15º lugar. No ano passado, ficou em 3º lugar na Liga Niteroiense, em 2º na Liga Camboinhas e campeã do torneio de Charitas-Aeroclube.

A escola funciona em dois núcleos: um no Gragoatá e no Charitas Aeroclube. Os alunos ainda podem se exercitar em uma academia, graças a uma parceria com a CTTS. Eles são de Niterói e São Gonçalo e alguns são de baixa renda, com direito a bolsas de até 100%. “É importante o bom rendimento escolar para todos os alunos. O nosso objetivo não é formar atletas e sim, cidadãos. Procuro passar para eles que respeitar o outro é importante e ninguém joga sozinho. Ser jogador de futebol não o deixa acima da lei ou do bem e do mal”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *