Crianças de Terezín em cartaz no Teatro Municipal de Niterói

O Núcleo de Pesquisa Corporal em Dança para Atores estreia nesta sexta-feira (21), às 20h, no Teatro Municipal de Niterói, o seu mais novo espetáculo: Crianças de Terezín, que também será apresentado no sábado (22) e no domingo (23). Este é o sexto espetáculo do Núcleo, que pesquisa o intercâmbio entre as linguagens do teatro e da dança, com especial interesse na expressividade do corpo do ator.

A narrativa de Crianças de Terezín foi baseada o relato de uma menina sobre a vida em um campo de concentração, escrito em “O diário de Helga Weiss”. O espetáculo, que tem direção, concepção, roteiro e coreografia de Roberto Lima, observa a experiência do desejo e seu inicial estado inquebrantável e o seu contraponto da libertação da solidão. Os sonhos e a existência em exílio são as premissas para a construção da dramaturgia física da peça. O espaço cênico volta-se para a dimensão da nudez simbólica da pela através de uma parede de vestes onde o desespero e o encontro humano produzem desenhos coreográficos.

Os intérpretes que entram em cena não são bailarinos, mas atores, todos oriundos da Escola Estadual de Teatro Martins Pena, a primeira escola de teatro da América Latina, fundada em 1911 na cidade do Rio de Janeiro. Crianças de Terezín propõe uma ressignificação da linguagem dramática, por meio de composições que misturam o teatro e a dança contemporânea. A trilha sonora de natureza clássica/erudita de Gustav Mahler e outros grandes compositores pontuam a cena de maneira cristalina, dialogando com os movimentos dos intérpretes, explicitando o seu estado interior e ainda contracenando com a luz e com o espaço em todos os aspectos.

A pesquisa usa referências de Freud, Lacan e Baumann. No que diz respeito ao desenvolvimento coreográfico, serão usadas técnicas baseadas no conhecimento adquirido pelo diretor e coreógrafo Roberto Lima. Laban, José Limon e Teatro-Dança serão algumas técnicas usadas neste trabalho como instrumento de estudo.

O Núcleo de Pesquisa Corporal em Dança para Atores surgiu no ano 2000 na Escola Martins Pena. Atualmente conta com 32 intérpretes. O projeto já realizou os espetáculos “5 X Dança”, “Heitor Villa-Lobos 6 Peças”, “Viagem ao Centro da Terra”, “Sopro” e “Nosso Espaços Vazios”.
A classificação etária é livre, os ingressos custam R$ 20 e o espetáculo na sexta e no sábado será apresentado às 20h e no domingo às 19h. O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua XV de Novembro, 35 no Centro de Niterói.

One thought on “Crianças de Terezín em cartaz no Teatro Municipal de Niterói

  • 10 de julho de 2017 em 14:07
    Permalink

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + dez =