Aumento dos casos de Covid-19 provoca corrida aos postos

Augusto Aguiar

Preocupados com a possibilidade de uma nova onda de Covid-19, muitos gonçalenses procuraram na manhã de segunda-feira (23) os postos de saúde públicos da cidade na ânsia de realizarem testes de checagem da doença. Uma longa fila se formou na frente de um dos centros de triagem da prefeitura, onde não foram obedecidas as regras de distanciamento social. De acordo com dados divulgados na segunda-feira (23) pela prefeitura, São Gonçalo passou a ter 746 óbitos e 22.347 casos.

A Prefeitura de São Gonçalo mantém, até a próxima sexta-feira, as medidas de restrição e isolamento social com o objetivo de diminuir o número de casos de Covid-19 na cidade. As medidas foram tomadas após orientações técnicas da Vigilância Epidemiológica. Na manhã da segunda-feira (23), a Secretaria de Saúde abriu mais dez leitos nos hospitais de referência no tratamento à doença. Atualmente, o município está com 80% dos leitos ocupados.

São Gonçalo conta neste momento com 130 leitos para pacientes contaminados pela Covid-19. São 22 de enfermaria e 15 de CTI no Hospital de Retaguarda Gonçalense, no Centro; 30 de enfermaria e 23 no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) no Franciscano Nossa Senhora das Graças.

Há também outros seis leitos nas UPA’s de Nova Cidade e Pachecos; 15 no Pronto Socorro de São Gonçalo, sendo sete de CTI; e 12 na enfermaria e outros sete no CTI do Pronto Socorro Infantil.

O prefeito José Luiz Nanci determinou a abertura de outros 60 leitos no segundo andar do Hospital de Retaguarda Gonçalense, unidade adquirida pelo município no início da pandemia. A prefeitura neste momento está construindo, em caráter emergencial, rampa de acesso até o piso superior.

Ocupação – Na segunda-feira (23), São Gonçalo registrou 104 pacientes internados em suas unidades de referência e de urgência e emergência. No Pronto Socorro Central, dez pacientes ocupam enfermarias e outros sete o CTI. Já no Pronto Socorro Infantil apenas uma criança ocupa o CTI da unidade. No Hospital de Retaguarda Gonçalense existe no momento 22 internados em enfermarias e 15 no CTI’s; nas UPA’s de Nova Cidade e Pachecos não há pacientes internados; e no Franciscano Nossa Senhora das Graças médicos e enfermeiros cuidam de 30 pacientes nas enfermarias e de outros 19 nos dois CTIs.

Estado
A volta do aumento de casos de Covid-19 no estado está mais uma vez mobilizando as autoridades. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) já havia informado, na quarta-feira passada, que havia aberto mais 83 novos leitos para pacientes com a doença. No último domingo (22), o estado chegou ao sexto dia consecutivo de aumento na média móvel de mortes por coronavírus, com 21.974 óbitos e 338.203 casos confirmados da doença.

Também com relação a esses dados, foram registradas 3 mortes e 926 casos, com média móvel de mortes de 97, variação de 153% se comparada com duas semanas atrás. A média móvel de casos também registrou alta com variação de 114%. Um dos importantes indicadores para aferição desse crescimento está sendo a retomada de realização de testes para detectar a presença do vírus. Portanto, o número de testes com resultados positivos no mês de novembro servirá de parâmetro.

Numa resolução publicada pela SES, foi determinado que os leitos destinados ao tratamento de pacientes portadores da Covid-19, clínico ou de CTI, que estejam livres devem, obrigatoriamente, ser classificados em “status azul”, ou seja, prontos para serem utilizados.

“A SES está unificando as informações sobre as unidades municipais aptas a realizar os exames, de forma a ter maior controle sobre a oferta de testes rápidos à população”. O órgão também decartou a possibilidade de reabertura dos hospitais de campanha no estado, pois as unidades já foram desmobilizadas.Os especialistas apontam que diante do cenário de elevação do números de casos e número de leitos disponíveis abaixo do esperado, a orientação principal é a manutenão das medidas de isolamento social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 14 =