Cotado para o STF, William Douglas é promovido a desembargador

Cotado para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), William Douglas dos Santos foi promovido, em votação unânime a desembargador federal. O anúncio foi feito na quinta-feira (4), após Douglas ter tido o nome avalizado pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).

Douglas, que é morador da cidade de Niterói, era, até então, juiz federal da 4º Vara Federal de Niterói. Em sua primeira declaração como desembargador, ele fez um agradecimento tanto à antiga equipe quanto aos novos colegas.

“Agradeço a Deus esta honra. Também agradeço a minha família, aos desembargadores do TRF2 e à minha equipe da já saudosa 4ª Vara Federal de Niterói”, afirmou William Douglas, em comunicado.

Agora, a promoção será enviada ao Ministério da Justiça e a nomeação será feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Em entrevista ao jornal A TRIBUNA, em janeiro, Douglas falou sobre seu nome ser ventilado como possível ministro do STF, mas já deixava claro que seu foco, no momento, é o TRF2.

O ministro do STF Marco Aurélio Mello vai se aposentar de forma compulsória por chegar aos 75 anos, e a vaga deverá ser preenchida em julho. Cabe ressaltar que Douglas também foi cotado para a vaga que era de Celso de Mello, que se aposentou no ano passado, mas o escolhido acabou sendo Kássio Nunes.

“Fico muito feliz com tantas pessoas lembrarem do meu nome, mas esta é uma atribuição exclusiva do presidente da República. Hoje, só tenho em vista a minha promoção para o TRF-2 por antiguidade, que deve ocorrer no próximo mês. Por ser o mais antigo na carreira, eu tenho a preferência da vaga”, disse.

William Douglas é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduado em Políticas Públicas e Governo pela Escola de Políticas Públicas e Governo/UFRJ, membro da Diretoria da Associação dos Juízes Federais do Brasil, além de professor universitário e escritor de vários livros de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + dezenove =