Corredor da TransOceânica entra em operação neste sábado

Neste sábado (27), a partir do meio-dia, entra em operação o corredor de transportes da TransOceânica. A migração dos ônibus municipais para a pista exclusiva acontecerá de forma gradual. Nesta primeira fase, serão criadas três novas linhas, com ônibus automáticos no sistema BHLS, que seguirão até o Centro via túnel Charitas-Cafubá: Oceânica 1 (Piratininga x Centro), Oceânica 2 (Itaipu x Centro) e Oceânica 3 (Itaipu x Centro via Engenho do Mato).

Diferentemente do que ocorre no sistema BRT, os coletivos não trafegarão apenas no leito do corredor expresso. Os veículos terão portas dos dois lados para também circularem pelas ruas e avenidas que não contam com a via exclusiva. Niterói é a única cidade do Estado do Rio com esse modelo de transporte.

Não haverá necessidade de baldeação, já que dos pontos finais (em Itaipu e Piratininga) até acessar a via expressa, os coletivos continuarão fazendo o itinerário atual, atendendo os passageiros nos pontos já utilizados. O valor da passagem, que atualmente é de R$ 3,90, será o mesmo das demais linhas municipais.

A população permanecerá atendida em todos os trajetos. As novas linhas Oceânicas, que seguirão até o Centro de Niterói, irão substituir as linhas 38 (Itaipu), 39 (Piratininga) e 39B (Piratininga x Charitas) e 38B (Itaipu x Charitas). Continuam em operação na Região Oceânica, sem passar pelo túnel Charitas-Cafubá, as seguintes linhas: 38A (Itaipu x Centro via Largo da Batalha), 39A (Piratininga x Centro via Largo da Batalha); 46 (Várzea das Moças x Centro via Largo da Batalha e Praia de Icaraí), 52 (Baldeador x Itaipu via Largo da Batalha) 54 (Sapê x Piratininga), 55A (Várzea X Piratininga). Apenas a linha 52A (Baldeador X Itaipu via túnel Charitas-Cafubá) sofrerá alteração. O novo trajeto será feito entre o Baldeador e Charitas.

A via exclusiva para ônibus do sistema BHLS (Bus of High Level of Service) tem 9,3 quilômetros de extensão, 13 estações em 12 bairros e liga a Região Oceânica à Zona Sul de Niterói através do túnel Charitas-Cafubá. A obra, esperada há mais de 40 anos pelos niteroienses, irá reduzir o tempo de percurso em cerca de 30% e beneficiará 125 mil pessoas diariamente.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, enfatizou que o BHLS é uma evolução do BRT e foi desenvolvido em Niterói a partir de estudos de casos nacionais e internacionais bem-sucedidos.

“Este projeto é uma vitória para Niterói, melhorando a qualidade urbana e a mobilidade da Região Oceânica”, disse Neves. “ O projeto da TransOceânica teve o maior licenciamento ambiental de Niterói, passou por mais de 50 órgãos de licenciamento e aprovação de projetos federais, estaduais e municipais. Foi um projeto executado com muita seriedade”.

O prefeito ressaltou também que a obra transformou a Estrada Francisco da Cruz Nunes. “A via não tinha iluminação, praticamente não tinha calçadas, não tinha infraestrutura, drenagem e alagava com qualquer chuva. A Francisco da Cruz Nunes ganhou iluminação de LED, recebeu calçadas, recebeu obras de infraestrutura com galerias de águas pluviais e, deixando a via funcional para as próximas décadas”, pontuou.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, explicou que a operação do corredor viário permitirá a migração de 44% do tráfego de ônibus municipais para a pista exclusiva. “A operação do corredor possibilitará uma redução no tempo de viagem do usuário em cerca de 30%”, afirmou Grael.

Com piso na altura do passeio público, os novos ônibus têm ar-condicionado, capacidade para 90 passageiros e são adaptados para o transporte de deficientes físicos. A velocidade máxima permitida para os coletivos será de 40 km/h no corredor expresso e 30 km/h nas estações. Todas as 13 estações do BHLS terão câmeras de segurança, painéis que informarão o tempo de chegada de cada ônibus, onde os usuários poderão acompanhar a localização dos coletivos no mapa, além de bicicletário com 10 vagas.

ESTAÇÕES BHLS
O corredor viário conta com 13 estações, sendo duas reguladoras e 11 intermediárias:
Estação Charitas
Estação Cafubá
Estação Lagoa de Piratininga
Estação Piratininga
Estação Maralegre
Estação Comércio Central
Estação Santo Antônio
Estação Vila São Pedro
Estação Morro da Peça
Estação Maravista
Estação Praça Central
Estação Boa Vista
Estação Engenho do Mato

FROTA BHLS
A nova frota conta com 43 ônibus automáticos com ar-condicionado. Os coletivos têm piso na altura do passeio público, quatro portas, sendo duas de cada lado (duas para o corredor viário e duas para paradas comuns). Os veículos são adaptados para o transporte de deficientes físicos. Cada ônibus tem capacidade para transportar 90 passageiros. A velocidade máxima permitida para os coletivos será de 40 km/h no corredor e 30 km/h nas estações.

OPERAÇÃO DO BHLS
As três novas linhas que entrarão em operação manterão o itinerário atual até acessar o corredor viário, evitando a necessidade de baldeação e pegando os passageiros nos pontos já utilizados. Diferentemente do que ocorre no sistema BRT, os coletivos não trafegarão apenas no leito do corredor expresso. Circularão também pelas ruas e avenidas que não contam com a via exclusiva.

NOVAS LINHAS DE ÔNIBUS (Via túnel Charitas-Cafubá)
Oceânica 1 (Piratininga x Centro)
Oceânica 2 (Itaipu x Centro)
Oceânica 3 (Itaipu x Centro via Engenho do Mato)

LINHAS DE ÔNIBUS MANTIDAS
38A (Itaipu x Centro via Largo da Batalha)
39A (Piratininga x Centro via Largo da Batalha)
46 (Várzea das Moças x Centro via Largo da Batalha e Praia de Icaraí)
52 (Baldeador x Itaipu via Largo da Batalha)
54 (Sapê x Piratininga)
55A (Várzea X Piratininga)

LINHAS DE ÔNIBUS EXTINTAS
38 (Itaipu)
39 (Piratininga)
39B (Piratininga x Charitas)
38B (Itaipu x Charitas)

LINHA DE ÔNIBUS COM ALTERAÇÃO NO TRAJETO
52A (Baldeador x Itaipu via túnel Charitas-Cafubá)
Novo trajeto será feito entre o Baldeador e Charitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dezoito =