Copa das Comunidades começa neste sábado em Niterói

Pedro Conforte –

Neste sábado mais de mil jovens darão o pontapé atrás do sonho de ser um jogador de futebol. A partir das 9 horas, no Campo do Cruzeiro, em Pendotiba, terá início a terceira edição da Copa das Comunidades, mas para o secretário municipal de Esportes de Niterói, Luiz Carlos Gallo de Freitas, muito além de uma competição, a Copa é uma ferramenta de inclusão. Serão três categorias: sub-13, sub-15 e feminina, que este ano contará com 22 equipes disputando o título.

Na edição de 2018 pouco mais de 900 atletas participaram da Copa das Comunidades, mas este ano o secretário de Esporte e Lazer estima que serão mais de 1.200 jovens.

“Fala-se muito em educação, mas o esporte caminha lado a lado com a educação e a inclusão. Com a Copa das Comunidades essas crianças podem sonhar e dar um passo importante no seu crescimento, não só como atleta, mas como ser humano”, contou Gallo.

Além dos 22 times da categoria feminina, serão 12 na sub-13 e o mesmo número na sub-15. Neste sábado começa a competição dos mais jovens, com estimativa de durar quatro meses. Após isso será a vez das demais categorias. “Queríamos poder ter mais equipes, mas atualmente este é o máximo, mas ano que vem esperamos poder contar com a Concha Acústica, que nos permitirá ter mais times nesta disputa”, adiantou o secretário.
A competição irá premiar com troféus e medalhas o vencedor e vice em cada categoria, além de artilheiros e goleiros menos vazados.

Xadrez em Niterói
Entre os dias 4 e 8 de setembro Niterói sediará o Sul-Americano de Xadrez, o I Niterói Chess Open 2019. São esperados mais de 200 atletas de diversos países, da participação média de 10 GMs (Grandes Mestres Internacionais de Xadrez). A competição será realizada no salão de convenções do Hotel H Niterói e contará com R$ 35.000 em prêmios, o maior da categoria, distribuídos entre os torneios Aberto e Blitz.
“No primeiro dia, o alunos das escolas de Niterói poderão jogar e conversar com essas lendas dos xadrez que estarão em Niterói. Será uma oportunidade única para eles e para a cidade”, explicou Gallo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 11 =