Conleste reúne prefeitos eleitos em Itaboraí

Os atuais e futuros prefeitos dos 15 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste) se reúnem nesta sexta-feira (09), durante o Fórum Conleste, em Itaboraí. O evento também contará com a presença de vice-prefeitos e outros gestores municipais.

A proposta do encontro é apresentar aos novos gestores públicos e suas equipes o funcionamento do Consórcio, projetos e oportunidades para os municípios, a partir da gestão pública integrada.

Para o presidente do Conleste e atual prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, o momento é de fortalecimento dos Consórcios Intermunicipais, que podem contribuir para a implementação de políticas públicas e na captação de investimentos para os municípios integrantes. Para Helil, a grave crise que as cidades atravessam somente será vencida a partir da união da região e da busca de oportunidades por meio de projetos em conjunto.

A Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais do Brasil (Conaci/BR), entidade nacional que representa os consórcios públicos, apoia o evento. Ao todo, o Fórum terá a apresentação de sete painéis com temas diversos.

Na abertura, Helil Cardozo fará uma apresentação do histórico e dos projetos desenvolvidos pelo Conleste desde a sua criação. Em seguida, o presidente da Conaci/BR, Welington Rodrigues, falará sobre a situação dos consórcios públicos no Brasil e de projetos em tramitação no Congresso Nacional, que visam a beneficiar os municípios por meio da gestão consorciada.

Secretária-executiva do maior consórcio de Saúde do estado, o Cisbaf, da Baixada Fluminense, Rosângela Bello falará sobre modelos de gestão consorciada no setor e de projetos implementados pela instituição. Aspectos gerais da Lei de Responsabilidade Fiscal, sistema previdenciário e folha de pagamento serão abordados em outros painéis.

Finalizando, a Caixa Econômica Federal fará a apresentação de projetos e convênios para os municípios consorciados. A programação completa está disponível no site .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =