Conleste fará consulta pública

Os prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) lançaram, na tarde desta sexta-feira, em São Gonçalo, o Plano de Desenvolvimento para a região para o período de 2018 a 2030. Em ato realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil de São Gonçalo, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, presidente do Conleste, apresentou aos demais chefes do Executivo das outras 14 cidades integrantes do consórcio, as bases e o cronograma das ações que vão orientar o crescimento e o desenvolvimento da região.

O plano apresentado leva em conta as vocações naturais e as necessidades locais de cada cidade, e considera as ações conjuntas em áreas comuns ou que impactam no desenvolvimento das próprias cidades e na área de influência dos municípios, como mobilidade, saúde e turismo, por exemplo.

Neves falou sobre a importância do consórcio e do planejamento para o desenvolvimento de toda a região. “Esse consórcio tem características muito específicas, pois é praticamente o único em funcionamento no Rio de Janeiro hoje e se diferencia dos demais do país uma vez que se reúne a partir de um tema específico: o Comperj. Ele dialoga com todas as regiões do Estado ao reunir Baixada Fluminense, regiões Serrana, dos Lagos e Metropolitana”.

O prefeito de Niterói antecipou alguns dos pontos que serão abordados em conjunto.

“Nosso objetivo aqui é começar uma coisa nova. A sociedade espera uma prática política diferente e inovadora, distinta da atual prática política. A grande agenda positiva do Rio de Janeiro será a agenda do Conleste. O lançamento desse plano faz a gente olhar mais à frente e vai permitir um diagnóstico preciso da região para prepararmos os investimentos, tratar dos problemas e reduzir as desigualdades dentro dessa região. Vamos brigar pela linha 3 do metrô, por ligação aquaviária de barcas de São Gonçalo para o Rio de Janeiro e pelos arranjos produtivos locais.”

O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, ressaltou a necessidade de integração entre os prefeitos. “São Gonçalo vem enfrentando muitas dificuldades, mas estamos aprendendo muito com o prefeito Rodrigo Neves. O importante do Conleste é a união. Vamos trabalhar juntos, seremos parceiros. Precisamos de um olhar de todos. Estou orgulhoso de poder participar e contribuir para esse planejamento estratégico”, disse Nanci.
Cláudio Porto, fundador da Macroplan, empresa de consultoria responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico, anunciou o lançamento de um site para consulta pública e antecipou os próximos passos.

“Lançamos hoje o site com o plano de desenvolvimento do Conleste (www.conleste2030.com.br) e os moradores vão poder opinar e propor sugestões pelos próximos seis meses. E em seguida vamos apresentar os resultados para a sociedade.

Ele revelou ainda que em fevereiro de 2018 serão apresentadas as primeiras iniciativas estratégicas para curto e médio prazos.
Para Fabiano Horta, prefeito de Maricá, o Conleste será um dos principais atores na retomada do crescimento estadual.

“O Conleste hoje é um protagonista do desenvolvimento do Estado. O consórcio é uma grande oportunidade coletiva. Estamos vivendo em um momento de crise e de decadência histórica do Rio de Janeiro e nesse caos nasce uma grande oportunidade. Sem dúvida nenhuma a cadeia produtiva do pré-sal pode nos ajudar, mas precisamos entender essa cadeia e nos prepararmos para aproveitá-la ao máximo”, analisou Horta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =