Conferência de Saúde das Mulheres mobiliza Niterói nos dias 19 e 20

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) promove nos dias 19 e 20 a 2ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, no campus do Gragoatá, bloco G, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. O tema deste ano é “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”. De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Saúde, secretária Maria Célia Vasconcellos, a conferência tem como objetivo principal avaliar e discutir a Política Municipal de Saúde Integral das Mulheres.

De acordo com a comissão organizadora, formada por 12 representantes designados pelo CMS, a programação da conferência terá plenária de abertura, painéis, grupos temáticos e plenária de encerramento.

Cinco painéis irão tratar de questões importantes para o universo feminino, entre as quais: “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres”; “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres”; “Vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres”; bem como as “Políticas Públicas para as Mulheres e Participação Social”. Cada tema será debatido em grupos temáticos distintos, respeitando a diversidade étnica e buscando a igualdade social e a promoção à saúde.

A abertura acontece no dia 19, a partir das 14 horas. Às 16h, terá mesa de abertura e uma hora depois o primeiro painel, com o tema ‘O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres. Mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres’. Em seguida será discutida a ‘Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres e Políticas públicas para as mulheres e a participação social’.

O dia seguinte será aberto com café da manhã, às 8 horas, e realização de grupos de trabalho. À tarde haverá apresentações culturais e eleição dos delegados para a 1ª Conferência Regional de Saúde das Mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *