Condomínios de Icaraí se mobilizam contra insegurança

Augusto Aguiar –

Os crescentes índices de roubos em um dos bairros com metro quadrado mais valorizado de Niterói começam a mobilizar moradores e administradores de condomínios em Icaraí. Na Rua Joaquim Távora, nas imediações da comunidade do Cavalão, por exemplo, a sensação de insegurança está fazendo com que os próprios síndicos se unam para a compra de lâmpadas mais potentes para substituir as que estão nos postes.
A aquisição de mais câmeras de monitoramento pelos condomínios e até curso de segurança para porteiros estão fazendo parte do Projeto Rua Segura, movimento criado pelos próprios moradores. Para se ter uma ideia, só no primeiro trimestre desse ano 89 veículos foram levados por bandidos na via que liga Icaraí a São Francisco.

“São ações importantíssimas. Não podemos ficar de mãos atadas ante a crise financeira, enquanto a violência bate à nossa porta”, advertiu o delegado corregedor-assistente de polícia, José Paulo Pires, morador de Icaraí e um dos coordenadores do movimento.

“Só nos três primeiros meses do ano, as ruas Joaquim Távora e Almirante Ary Parreiras registraram 89 roubos de carros, roubos a transeuntes, de celulares, homicídios, tráfico de drogas, latrocínios (roubo seguido de morte). São números aterradores. Acredito que com a via mais iluminada e monitorada por mais câmeras de vigilância, além de outras medidas específicas, a tendência será de diminuição desses índices”, explicou o delegado, que será o responsável pelas aulas de segurança aos porteiros.

As novas lâmpadas brancas, a vapor metálico, foram sugeridas por técnicos da prefeitura. Vão iluminar a via da altura da Praia de Icaraí até a entrada do túnel que dá acesso a São Francisco.

“Todos estão abraçando essa ideia. Foram quarenta lâmpadas compradas por síndicos e comerciantes locais. Já tivemos uma reunião com a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, que nos assegurou a troca da iluminação”, afirmou o engenheiro Claudio Serrão, morador e um dos mentores do projeto.

Síndico do Condomínio Castelo de Icaraí, Roberto Pimentel Ferreira investiu na compra de nove câmeras de vigilância, sendo quatro delas apontadas para a rua. “Há pouco mais de dois meses, tivemos perseguição com tiros e dois baleados quase em frente ao prédio e a única câmera que havia para auxiliar nas investigações estava desativada. Agora estamos totalmente cobertos”, disse. Já o síndico de outro prédio, Carlindo, também instalou lâmpadas de emergência na calçada do condomínio. “Na falta de luz, comum nesta época do ano, elas são essenciais. Estamos fazendo mais do que a nossa parte, melhorando a iluminação pública. Mas o Estado precisa fazer a sua, aumentando o policiamento ostensivo nas ruas”, afirmou.

Um comentário em “Condomínios de Icaraí se mobilizam contra insegurança

  • 19 de novembro de 2018 em 13:22
    Permalink

    Sou síndica d3 um condomínio em Maria Paula Niterói e estou com dificuldades para conseguir prestadores de serviço para troca de lâmpadas em nossos postes. Alguém pode sugerir quem faça?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *