Concerto “Kely vai pra Berklee” no Municipal de Niterói

A Prefeitura de Niterói abre as portas do Teatro Municipal para a realização do concerto “Kely vai pra Berklee”, no dia 25 de julho, em duas sessões, a primeira às 17h e a segunda às 19h. Os espetáculos, com a jovem violoncelista Kely Pinheiro e seus convidados, terão toda a renda revertida para a artista, que conquistou uma bolsa integral para estudar na Berklee College of Music, em Boston (EUA), e está em campanha para arrecadar recursos para custear sua moradia e alimentação por lá.

Os shows vão misturar música com a história de Kely e contarão com a participação da Orquestra de Cordas da Grota, da Camerata Larangeiras, do Quarteto Mezzomusic e do violoncelista britânico David Chew.

Para o repertório, a artista selecionou temas como “Asa Branca” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), “Kanon” (Johann Pachelbel), “Manhã de Carnaval” (Luiz Bonfá e Antônio Maria), “Man in the Mirror” (Glen Ballard e Siedah Garrett), “Samba em Prelúdio” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Wave” (Tom Jobim), “Canto das 3 raças” (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro) e “Berimbau” (Baden Powell e Vinicius de Moraes).
Nascida e criada na comunidade da Grota, em Niterói (RJ), Kely Pinheiro tem 20 anos e conseguiu uma bolsa integral, numa disputa com instrumentistas de diversos países, para estudar na Berklee, uma das melhores faculdades de música do mundo. A bolsa é integral – equivalente a R$ 21 mil mensais – mas para obter o visto de estudante Kely precisa ter 23 mil dólares em conta, por ano, para poder se manter em Boston, em relação à alimentação e moradia. O curso tem duração de 4 anos.

Além de abrir o Teatro Municipal para duas apresentações da artista, a Prefeitura de Niterói vai custear as passagens do primeiro ano e também contribuir para a alimentação de Kely em Boston.

Foi criado também um financiamento coletivo para facilitar a arrecadação, disponível para qualquer pessoa que queira ajudá-la a realizar esse sonho. Para contribuir, basta entrar na página “Kely vai pra Berklee!” (https://www.catarse.me/kely_vai_pra_berklee_9104) e escolher a quantia que quiser doar.

As aulas começam em setembro desse ano, mas Kely tem até o final de julho para conseguir o dinheiro e tirar o visto de estudante para os Estados Unidos. Kely Pinheiro iniciou sua vida musical aos 5 anos na Orquestra de Cordas da Grota, projeto realizado no Espaço Cultural da Grota, com sede dentro da comunidade em Niterói (RJ). Sempre se destacou por sua facilidade em aprender vários instrumentos, mas aos 12 anos, descobriu o violoncelo e passou a se dedicar exclusivamente a ele.

Hoje, é estudante de Licenciatura em Música na Unirio. Em sua trajetória musical, passou pelo Conservatório do Estado do Rio de Janeiro, pela Academia Juvenil da Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra de Câmara da FAETEC e Orquestra Sinfônica Cesgranrio. Desde 2013, é membro da Camerata Laranjeiras, uma orquestra de cordas independente, que procura desenvolver habilidades musicais e interpessoais entre jovens músicos de diversas classes sociais e lugares.

A classificação etária é livre e os ingressos custam R$ 60. O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua XV de Novembro, 35 no Centro. Mais informações pelo telefone (21) 2620-1624.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 16 =