Compras de última hora do material escolar movimentam papelarias em Niterói

Raquel Morais

Comerciantes do segmento dos materiais escolares já perceberam um aumento nas vendas desses artigos nessa segunda-feira (30). O ano letivo em Niterói começará na próxima quinta, 2 de fevereiro, e muitos pais deixaram as compras para última hora. A perspectiva é que o movimento aumente ainda mais nesta terça e quarta-feira nas principais lojas da cidade.

O gerente da Casa Cruz, no Centro de Niterói, Nivaldo Gonçalves, apontou que a conhecida pesquisa de preço diminuiu em 80% quando comparada com a semana passada. “O movimento não está muito bom mas hoje já percebemos a melhora e aumento efetivo nas vendas. A tendência é aumentar ainda mais durante toda essa semana. Trabalho há 20 anos nessa papelaria e o perfil do cliente mudou nesses tempos para cá. Agora dificilmente um clinete vai fazer compras na loja sem pesquisar antes”, explicou. A dona de casa Maria das Graças Soares, 55 anos, levou a neta Yasmin de 11 anos, confirma essa estatística. “Fizemos muita pesquisa de preço antes de comprar o material escolar e já saímos certas de casa para fazer as compras. Vamos comprar os materiais em vários lugares diferentes. É mais trabalhoso, mas é mais econômico”, pontuou.

O empresário Hugo Moraes, da Art Nit do Centro de Niterói, também notou o movimento maior da papelaria que administra. “As compras de última hora começam essa semana e se potencializam até mesmo na quinta-feira, sexta-feira e saábado. Assim na segunda feira as crianças e adolescentes estão totalmente preparados com os materiais escolares”, explicou. A comerciante Silvia Ferraz, 30 anos, é uma dessas mães. “Como o ano letivo começa no meio da semana praticamente considero que esse início será na segunda-feira e vou deixar para resolver tudo nesse sábado”, informou.

“Por enquanto, as vendas do material escolar estão 5% abaixo comparado ao mesmo período do ano anterior. No entanto, apesar de ser influenciado pelo período do carnaval, que acontecerá no fim do mês, a nossa expectativa é de que essa semana as vendam aumentem e se igualem as vendas do ano passado, de 100%”, explicou Luís Vieira, vice presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL – Niterói). O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas Niterói) também foi procurado pela equipe de reportagem de A TRIBUNA, mas não se manifestou até o fechamento dessa edição.

One thought on “Compras de última hora do material escolar movimentam papelarias em Niterói

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 6 =