Comperj: empresa chinesa não é vista com bons olhos por metalúrgicos

Anderson Carvalho –

O consórcio formado pela empresa chinesa Shandong Kerui Petroleum e pela Método Potencial venceu licitação da Petrobras para retomar e concluir as obras da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. As obras estão paradas desde 2015. O consórcio receberá R$ 1,94 bilhão para o trabalho e o contrato deverá ser assinado até o fim deste mês. Porém, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico dos Municípios de Niterói e Itaboraí vê com desconfiança a parceria.

“Quando se fala em geração de empregos é sempre uma boa notícia. Mas, depois de tanto ouvirmos promessas do presidente da Petrobras, Pedro Parente, o vemos com um contador de histórias. Nem os empresários acreditam mais nele. Recentemente, assinaram contrato com uma empresa para fazer a manutenção da rede. Sinal de que a conclusão da refinaria pode demorar. O ideal é que fosse uma empresa nacional, para as divisas ficarem aqui”, afirmou o presidente do sindicato, Edson Rocha. A instituição vai brigar pela contratação de trabalhadores brasileiros.

De 2005, quando começou a construção, a 2015, o Comperj consumiu cerca de 13 bilhões de dólares em investimentos e teve seu projeto reformulado de um complexo petroquímico, capaz de produzir insumos básicos para a produção de plástico, para uma refinaria focada em processamento de diesel. Desde a paralisação das obras, a conclusão da primeira unidade de refino não tem data prevista e foi condicionada à entrada de sócios. No caso da UPGN, a Shandong Kerui Petroleum entra como fornecedora, e não como sócia.

A UPGN será responsável por escoar o gás natural produzido nos campos do pré-sal. A unidade tem de ficar pronta a tempo de receber o gás natural que será produzido a partir de 2021 na área de Libra, na Bacia de Santos. O gás chegará à UPGN por um gasoduto, com trechos no mar e na terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 2 =