Comitê Paralímpico divulga modalidades pretendentes para os Jogos de 2028

Foi anunciado nesta terça-feira que 33 modalidades se candidataram para integrar a Paralimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028. A lista foi divulgada pelo Comitê Paralímpico Internacional, que considera o número como um recorde. A definição, no entanto, deverá ocorrer somente em janeiro de 2023.

De todas os esportes que se candidataram, 22 modalidades estarão nos Jogos de Paris, na França, em 2024. As outras são queda de braço, paraescalada, futebol de paralisados cerebrais (PC, antigo futebol de sete), golfe, caratê, dança, futebol em cadeira de rodas (também chamado power soccer), vela, surfe, handebol em cadeira de rodas e vôlei sentado de praia. Tanto futebol de PC e a Vela tentam retornar ao programa depois dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. As outras nove, pretendem estrear no evento.

“Receber um recorde de 33 candidaturas mostra a força crescente dos esportes no movimento paralímpico. Nossa meta é formatar um programa competitivo e atraente, que mostre a diversidade do movimento. A Paralimpíada é o evento mais transformador do mundo e nós acreditamos, firmemente, que Los Angeles 2028 será um divisor de águas em termos de conscientização, de perfil e de impacto”, declarou Collen Wrenn, oficial-chefe de Entrega dos Jogos, em comunicado do IPC.

A Paralimpíada de Los Angeles será realizada entre 15 e 27 de agosto de 2028. Os Jogos de Paris, por sua vez, estão confirmados entre 28 de agosto e 8 de setembro de 2024.