Comemorações adaptadas para o ‘novo normal’

Camilla Galeano

Em março a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil e ao longo dos nove meses que se passaram muitos hábitos tiveram que ser reinventados. Desde o trabalho até a saída com os amigos, foi preciso repensar a forma de conviver em sociedade à distância. Com aniversários, casamentos e outras comemorações impossíveis de existir do jeito de antes, a criatividade e a inovação tomaram conta para que nenhuma data passasse em branco.

Foram muitas festas por chamada de vídeo, moradores de condomínio que se reuniram e cantaram parabéns da sacada dos prédios e para as grávidas, o tão sonhado chá revelação ou chá de fralda ganharam uma nova cara. Agora chamado de ‘Charreata’, ao invés de todos se reunirem, os convidados decoram seus carros com bolas e cartazes e ao passar pela porta da grávida, deixam o presente no portão, sem aglomeração e sem ter contato com a grávida.

Foi o caso da Tamyris Rubim e o Luís Eduardo. O casal descobriu a gravidez no carnaval deste ano e o último contato que tiveram com a família foi no chá revelação, em março, alguns dias antes da pandemia ser declarada e todo o comércio ser fechado. Para a Tamirys que estava esperando a primeira filha, acabou passando por momentos de tristeza e tensão longe da família, sem saber o que esperar de uma doença que ninguém conhecia e sabendo que precisaria ir à um hospital no meio da pandemia para dar à luz.

“Descobri a gravidez e dois meses depois veio a pandemia. Por ser tudo muito novo, ninguém sabia como isso afetava as grávidas, se poderia infectar o bebê.

E isso me deixou muito apavorada. Tomamos todos os cuidados, mas é minha primeira filha, foi muito difícil ficar longe de todo mundo nesse momento. Eu só falava com a minha família por vídeo chamada, e eles não puderam acompanhar as fases da gravidez”, conta.

Foi então que a família e os amigos mais próximos do casal tiveram a ideia de preparar uma “charreata”. Uma demonstração de carinho adaptada para que todos possam curtir esse momento sem causar riscos para a saúde de ninguém.

Todos se reuniram com os equipamentos de proteção e seguindo os protocolos de prevenção, cada um no seu carro decorado com balões e cartazes, levando presentes e pacotes de fralda, devidamente higienizados.

Para o casal, que não esperava a surpresa, vai ficar a lembrança e muitas histórias para contar quando a pequena Alice crescer.

“Foi uma surpresa linda! Gostaríamos que as pessoas que amamos estivessem por perto nesse momento, mas mesmo assim eles arrumaram um jeitinho de estar conosco. Quando tocaram a campainha e nós vimos os carros, as bolas, os cartazes, os presentes e todas as pessoas importantes para a gente, foi emocionante. Todo mundo buzinando, cantando, foi realmente uma surpresa”, disse.

Festas de aniversário e outras datas comemorativas também tiveram que ser adaptadas para o “novo mundo”. A família Freitas não deixou de comemorar o aniversário de 95 anos da matriarca Romilda Freitas. Ela ganhou uma festa com direito a balões, mesa com bolo e serenata, mas os convidados ficaram na calçada.

“São 95 anos, né, não podemos deixar de comemorar, mas tomando todo cuidado com a saúde dela. Minha mãe, que mora com ela, colocou uma mesa na varanda do apartamento com bolo, salgadinho, docinho, e nós ficamos na calçada cantando parabéns. Foi muito emocionante porque todos os vizinhos vieram para a varanda cantar também. Até os moradores do prédio da frente apareceram. Nós ainda fizemos uma serenata cantando música do Roberto Carlos”, conta a professora Domênica Lemos.

Na família Nobre, a Dona Marina ganhou da filha e da neta, uma homenagem de dia das mães.

“Ela mora com minha irmã e meu sobrinho, e no dia das mães eu quis fazer essa surpresa porque já tinha dois meses que não nos víamos pessoalmente. Foi emocionante, todo mundo chorou. Às vezes a gente não dá valor a um simples momento, até ser impedido de ter aquilo”, disse Maria Carla Nobre, filha da Marina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 10 =