Começa nesta sexta o cadastramento biométrico em Itaboraí

Anderson Carvalho –

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) autorizou o início do cadastramento biométrico a partir desta sexta-feira (17) em Itaboraí e mais sete municípios fluminenses, como Mangaratiba, Cantagalo, Porciúncula, Paracambi, Guapimirim, São Sebastião do Alto e São José do Vale do Rio Preto. Além de toda cidade de Angra dos Reis e não apenas uma parte. Atualmente, somente Niterói e Armação dos Búzios têm eleições com biometria no estado. Maricá e São Gonçalo já realizam cadastramento biométrico.

Os eleitores das cidades onde agora foi autorizado o cadastramento, devem agendar o comparecimento na zona eleitoral pelo site do TRE-RJ (www.tre-rj.jus.br/agendamento) ou pelo telefone (21) 3436-9000. Até o momento, mais de 900 mil eleitores já realizaram a biometria no estado do Rio.

Segundo o TRE, o cadastramento biométrico em Itaboraí é ordinário (não revisional), ou seja, não obrigatório. Já em São Gonçalo, até o momento foram feitos 18.885 atendimentos biométricos e 18.893 em Maricá. Não há previsão de quando as duas cidades terão eleição totalmente com biometria.

Em Angra dos Reis, com o início do recadastramento na 147ª Zona Eleitoral, a biometria agora também passará a ser oferecida à totalidade do eleitorado – antes o serviço estava disponível apenas para os eleitores da 116ª ZE, que atende parte do município.

O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou mesmo que utilize um documento falso de identidade para tirar o título, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas. Quando comparecer ao cartório eleitoral, o eleitor terá os seguintes dados coletados: assinatura, fotografia e impressões digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + quinze =