Começa nesta quinta reparo no Mergulhão Ângela Fernandes

A Secretaria de Obras de Niterói informou que a partir desta quinta-feira (04), dará início aos serviços de reparo e manutenção do mergulhão Ângela Fernandes, no Centro. A passagem subterrânea será interditada de segunda a sexta-feira, das 23h às 5 horas, para que sejam realizados reparos, inclusive no limitador de altura, que apresenta uma rachadura devido ao impacto de um caminhão-baú. Os trabalhos devem ser concluídos em até 90 dias.

Os reparos no limitador de altura foram incluídos em uma licitação lançada pela Prefeitura em 4 de abril deste ano, para contratação de empresa especializada para tratamento, pintura e recuperação do mergulhão. O pregão foi realizado no dia 18 de abril e o resultado foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira.

A Prefeitura de Niterói garante que não há qualquer risco de desabamento, total ou parcial, do mergulhão. A rachadura apresentada na entrada da passagem subterrânea é consequência do choque de um caminhão-baú que desrespeitou a sinalização sobre limite de altura.
Cabe ressaltar que a viga em questão é um limitador de altura, tendo, portanto, justamente a finalidade de impedir o tráfego destes veículos pelo local, protegendo a estrutura do mergulhão de eventuais choques. Apesar da rachadura no concreto, a ferragem que sustenta a viga está intacta, o que afasta qualquer risco.

O acidente com o caminhão-baú aconteceu em 2014. Neste período, o local já passou por três perícias diferentes – da Justiça, do Ministério Público, e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea – RJ) – além de manutenções periódicas da Prefeitura de Niterói, e não foram constatados riscos à população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 7 =