Coletivo de escritores movimenta Maricá

Maricá, berço turístico de belezas inigualáveis, sempre foi tema de canções, versos e prosas, além de ser o esconderijo de muitos fazedores de cultura. De pulsante e crescente população, a cidade conta com talentosos escritores e artistas em geral. Assim, pelo amor aos livros e à literatura, o grupo nasceu na mente e no coração do escritor Manoel Lago.

“O coletivo Povo do Livro nasceu da necessidade de apresentar os escritores de Maricá, como grupo, por ocasião do 1° Festival Internacional da Utopia de Maricá. Na 1ª FLIM (Feira literária de Maricá), em 2013, fui convidado pela secretaria municipal de educação a reunir, numa barraca da feira, os escritores da cidade. Foram 6 escritores naquela ocasião. Em 12 de maio de 2016, o grupo foi oficialmente criado e a nossa participação no Festival foi um sucesso”, pontua Manoel.

Em 2019 mais de 20 escritores compunham o coletivo, momento em que foi produzida e lançada, a “Antologia Crônicas & Poesias de Maricá”. No fim do mesmo ano, os membros se uniram para participar da 5ª Festa Literária de Maricá. Evento que fortaleceu a união do Povo do Livro. Hoje, com mais de 30 membros, o grupo possui boa representatividade na cidade e conta com escritores de longa carreira literária como Tânia Vidal, Natália Lenhard, Roberta de Souza, Luciene Prado, Cezar Brum, Alexandra Lambraki, Marcia Mathias Fleury, entre outros.

Com a pandemia, os muitos planos do grupo foram adiados, entretanto, a produção de sua segunda Antologia está a todo vapor! Além disso, dentro da dinâmica do grupo, nasceram parcerias literárias de sucesso, como o livro infantil “Nina em suas Viagens pelas Diferenças”, assinado pelos autores Nilton Oliveira e Alessandra Honorata. O Povo do Livro, diversificado em sua essência, conta com escritores premiados ou indicados a prêmios literários e membros de academias, que escrevem obras infantis, romances, ficção científica, poesias, obras sobre educação etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + cinco =