Clínicas se organizam para aquisição de imunizantes

Raquel Morais

Associação Brasileira de Clínicas de Vacina (ABCVAC) aguarda a disponibilidade de doses para aquisição pelo setor privado das vacinas contra a Covid-19. E a corrida da imunização para conter a pandemia do coronavírus está acelerada. Os laboratórios particulares de Niterói já percebem o aumento na procura pelas doses por parte das pessoas que não querem aguardar a disponibilidade da imunização pela rede de saúde pública. Pessoas estão ligando para esses estabelecimentos e pedindo até mesmo lista de reserva para as futuras doses.

A ABCVAC explicou que após a notícia do registro definitivo da vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech, todo novo imunizante registrado no Brasil aumenta as possibilidades de imunização da população brasileira e que a prioridade para aquisição de doses de qualquer vacina contra a Covid19 deve ser do Governo Federal, para utilização de acordo com o plano nacional.

O farmacêutico Daniel Haffner, de uma clínica de vacinação em Icaraí, disse que ainda não tem nenhuma parceria fechada, mas as negociações estão em alta com a Pfizer. O laboratório escolhido é de confiança da clínica, já que já existe o fornecimento da vacina de pneumonia para o estabelecimento.

“Estamos trabalhando para que no primeiro semestre de 2021 tenhamos a vacina. Quando isso estiver mais elaborado vamos montar uma lista de espera. A procura está grande”, explicou.

Além da procura estar alta, o profissional ainda percebe o aumento de 60% na aplicação da vacina de pneumonia, já que o imunizante da gripe já acabou em dezembro passado.

“As pessoas estão se imunizando contra a gripe e contra a pneumonia, que são consequências do coronavírus, e percebemos o aumento das aplicações em relação ao mesmo período do ano passado. Vamos receber em março as doses da vacina contra a gripe, que acabou no ano passado”, reforçou Daniel, explicando o comparativo de março a novembro de 2020 e 2019.

Outro estabelecimento voltado para vacinas particulares em Niterói, também registra alta na procura para vacina contra a Covid-19.

“Estamos em tratativas e essa situação é muito complexa. Tem muita procura e as pessoas estão abordando até os funcionários dos carros da clínica na rua. Mas na verdade estamos apenas em comunicação com os laboratórios”, salientou o administrador Antônio Tadeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =