Circuito turístico em pequenas propriedades rurais

O dia foi de aventura e de conhecer um pouco mais sobre o que tem de melhor em pequenas propriedades rurais de Casimiro de Abreu. Algumas já recebem turistas, outras estão se organizando com foco de alavancar o turismo rural no município. A Secretaria de Turismo e Eventos da Prefeitura realizou um Famtour, um circuito de turismo passando por cinco propriedades rurais casimirenses. Embarcaram nessa aventura representantes do governo e do Legislativo, neste último sábado, dia 10.

O circuito teve como base a visitação de propriedades que integram o projeto Acolhida na Colônia, no qual Casimiro de Abreu é o primeiro município participante no estado do Rio de Janeiro, além do estado de Santa Catarina, onde nasceu o projeto no Brasil. A proposta desse projeto é que famílias de agricultores orgânicos hospedem turistas, promovendo a produção agrícola e artesanal, fazendo com que cada um se sinta em casa, num ambiente bastante acolhedor e aconchegante.

O Famtour, que em inglês quer dizer Familiarization Tours, tem como objetivo a promoção do local com visitas técnicas e turísticas, promovendo a familiarização do produto turístico. “Esse Famtur nos possibilitou conhecer nossos atrativos na área rural que é objetivo do projeto Acolhida na Colônia. Nada melhor do que conhecer o que estamos divulgando”, ressaltou o secretário de Turismo e Eventos, Victor Varela.

Foi um dia inteiro de visitação, começando com um café da manhã servido na Pousada Serranossa, localizada no Quilombo, na Região Serrana. Depois, o grupo foi para a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Bom Retiro, localizada em Casimiro de Abreu, cujo acesso é pelo distrito de Aldeia Velha, em Silva Jardim. A fazenda foi a primeira RPPN no estado do Rio de Janeiro.

Em seguida, todos seguiram para um delicioso almoço no Sítio Pomares, no Assentamento do Visconde. A equipe continuou o passeio conhecendo o Sítio das Águas, no mesmo assentamento. O tour pela região rural de Casimiro de Abreu terminou já entrando a noite, no Sítio Santa Isolina, em Vila Verde.

O proprietário Luiz Alberto Costa, que também é presidente da Associação Produtores Agroecológicos da Serramar (Apasmar), entidade que reúne os integrantes do projeto Acolhida na Colônia, está muito satisfeito com o projeto. Para saber mais sobre as propriedades visitadas acesse: www.casimirodeabreu.rj.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − dois =