Cinema Icaraí passará a ser administrado pelo Governo Municipal

O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinam na próxima terça-feira (04), Termo de Cessão de Uso do Cinema Icaraí. Tombado pelo Serviço de Patrimônio Histórico do município, o imóvel da universidade passará a ser gerido pela prefeitura, que utilizará o prédio para fins exclusivamente culturais. O tempo de cessão do imóvel será de 40 anos, a partir da data de assinatura.

“A recuperação e a revitalização do Cinema Icaraí, num contexto de sua relevância na história e na memória afetiva da cidade, são as principais forças motrizes desse gesto que agora se consolida”, enfatizou o Reitor.

Uma das contrapartidas ajustadas entre a universidade e o Poder Público municipal será a destinação de um espaço exclusivo para as atividades da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN), que além de um palco adequado para o ensaio dos músicos, terá um local para a guarda de seus instrumentos e partituras.

Obras do cinema e do Iacs
Atendendo a um antigo desejo da comunidade, a reforma do Cinema Icaraí prevê a recuperação total do telhado (laje, madeiramento, telhas e calhas), revitalização das fachadas, com recomposição do modelo original, bem como dos pisos, paredes e tetos, e também das esquadrias, instalações elétricas, hidráulicas e de transmissão de dados.

Outra contrapartida firmada na assinatura do termo será a realização da obra de conclusão do novo prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs), no Campus do Gragoatá. Seguindo o projeto básico já definido pela UFF, a construção trará inúmeros benefícios para a universidade, principalmente em relação à melhoria das instalações dos cursos oferecidos no local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *