Cine República exibe documentário sobre futebol e ditadura

Em tempos de Copa do Mundo, o Cine República exibe no mês de julho o documentário “Democracia em Preto em Branco”, de Pedro Asberg. O cineclube acontece hoje, às 15h, na Biblioteca Parque de Niterói, com entrada gratuita e classificação etária de 10 anos.

Em 1982 a ditadura militar completava dezoito anos de opressão e censura, a MPB sobrevivia de metáforas e o Corinthians era dominado pelo mesmo presidente em um período igualmente longo. Foi neste contexto de política, futebol e rock que foram vividos alguns dos mais importantes momentos recentes do país. É sobre esse período de sonhos, conquistas, utopias e desilusões que trata o documentário “Democracia em Preto e Branco”, que conta com entrevistas com Sócrates, Rita Lee, Marcelo Tas, Frejat e Serginho Groisman, entre outros.

Após a sessão haverá bate-papo com Pedro Teixeira Monteiro. Pedro é mestrando em História Política na UERJ com foco em política e ditadura militar. Professor em pré-vestibular comunitário desde 2012. Amante de futebol e espectador de copas do mundo, fazendo dele um pesquisador não-formal no assunto.

O Cine República é uma parceria entre o Núcleo de Cineclubes de Niterói (NuCiNi), órgão ligado à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia/Prefeitura de Niterói, e a Biblioteca Parque de Niterói. O cineclube acontece toda primeira quarta-feira de cada mês, às 15h, na sala multiuso da Biblioteca.

A Biblioteca Parque de Niterói fica na Praça da República, s/n no Centro de Niterói. Mais informações pelo telefone (21) 3601-2034.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − doze =