Cine Nikiti exibe filme sobre oficina criativa em hospital psiquiátrico

O cineclube Cine Nikiti exibe em julho o filme “Epidemia de Cores” (2016/71min), de Mário Eugênio Saretta. Ele será apresentado nesta quarta-feira (19), às 18h30, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita.

Essa sessão é uma parceria entre o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) com a Coordenação de Saúde Mental/Centro de Convivência e Cultura de Niterói, da Secretaria Municipal de Saúde, e com o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS), da Fundação Municipal de Educação.

O documentário narra a rotina da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, grupo que utiliza a arte para tratar pacientes do hospital. Em mais de dois anos de filmagens, o diretor realizou as filmagens interagindo com os participantes através de uma linguagem audiovisual ética e sensível. “Epidemia de Cores” é um filme sobre arte, loucura e liberdade com a atenção voltada a acontecimentos que seriam insignificantes aos registros institucionais.

Após a sessão haverá bate-papo com Paula Santarossa, psicanalista, doutoranda da UFF e coordenadora do curso de psicologia das Famath, com mediação de Lauane Baroncelli psicóloga do NASS/FME e doutora em Sociologia pela UCC.

O Cine Nikiti acontece sempre na 3ª quarta-feira de cada mês. Nele são exibidos longas-metragens brasileiros, sendo resultado de uma parceria entre o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), o Solar do Jambeiro e a Niterói Filmes.

O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =