Cine Nikiti apresenta o documentário Chega de Fiu-Fiu

O Solar do Jambeiro apresenta amanhã, às 19h, mais uma edição do projeto Cine Nikiti, trazendo o documentário “Chega de Fiu-Fiu”, das diretoras Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão. Muito mais do que um retrato do assédio nas ruas, o filme expõe a vulnerabilidade que permeia a vida das mulheres no Brasil.

Por meio de imagens coletadas por câmeras escondidas e depoimentos, “Chega de Fiu-Fiu” acompanha o dia a dia de três mulheres em suas rotinas, mostrando-as como vítimas da violência de gênero praticada no espaço público urbano. É com a pergunta “as cidades foram feitas para as mulheres?” que o longa coloca luz sob o espectro do assédio sexual nas ruas das cidades brasileiras. O roteiro do longa amplia a discussão, ao expor a interseção entre racismo, machismo, sexismo e transfobia que cada uma das personagens vive diariamente. “A gente viu que está falando sobre uma exclusão da mulher na cidade e, a partir disso, da própria sociedade”, contou Juliana de Faria, fundadora da ONG Think Olga e idealizadora da pesquisa Chega de Fiu-Fiu que inspirou o documentário. Em 2013, a pesquisa apontou pela primeira vez que cerca de 81% das mulheres já deixaram de sair na rua por medo de assédio.

Uma prioridade para as diretoras foi explicar quais são os tipos de assédio e como a Lei enxerga este crime. “A ideia é fazer com que as mulheres entendam quais são os dispositivos legais. Porque se você chega hoje em uma delegacia e fala que sofreu assédio, na verdade, você tem pouco respaldo. É importante conhecer a Lei”, completou Fernanda Frazão.
A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre. O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195 no bairro Boa Viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + cinco =