Cine Jazz faz homenagem para Michel Legrand

Acontece hoje, às 19h, no Solar do Jambeiro, a edição de agosto do projeto Cine Jazz, com uma homenagem ao pianista e maestro francês Michel Legrand. Logo após a exibição de um filme que traz uma apresentação de Legrand com a Orquestra Nacional da França, gravado em Paris em 2009, Gílson Peranzzetta e Mauro Senise brindarão o público com um selecionado repertório de jazz nas trilhas sonoros do cinema.
Nascido em Paris em 1932, Michel Legrand construiu sua destacada carreira compondo para o cinema. São dele os temas originais e as trilhas sonoras de filmes como, “Lola”, “Os Miseráveis”, “Pret-a-Porter”, “Les demoiselles de Rochefort” e “Verão de 42”, entre muitos outros sucessos de bilheteria ao longo dos anos.

O jazz também é marcante em sua carreira. Desde 1958, Legrand liderou bandas que contavam com alguns dos maiores nomes do segmento, como Miles Davis, John Coltrane, Bill Evans e Herbie Mann. Compôs para álbuns de Stan Getz , Sarah Vaughan e Phil Woods – em várias ocasiões. Vários músicos de jazz regravaram clássicos de sua autoria, como “What Are You Doing the Rest of Your Life”, “Watch What Happens” e “The Summer Knows (Summer of 42)”. O musico faleceu em janeiro desse ano.

Os convidados da noite são o pianista e maestro Gílson Peranzzetta e saxofonista Mauro Senise, músicos consagrados, que estão lançando projeto novo, dedicado ao cinema. Cinema e jazz nasceram juntos e foram as grandes artes do século 20. O primeiro filme sonoro chamou-se “O cantor de jazz” (1927), que na verdade era sobre um cantor de sinagoga, mas já na década de 30 as big bands do Swing ganhavam as telas. E, a partir dos anos 50, o jazz moderno se tornava referência na trilha de filmes mais sofisticados, nos EUA e na Europa. Em troca, certas canções de filmes caíram inexoravelmente nos repertórios da dos grandes músicos do jazz.

Cinéfilos de carteirinha, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise exploram esse território em seu novo álbum, “Cinema a dois”, com arranjos de Peranzzetta e pesquisa de repertório da produtora Ana Luísa Marinho, que inclui entre outros, Michel Legrand.

O Cine Jazz é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói-FAN com curadoria de Paulo Renato Rocha. A entrada é gratuita e classificação indicativa é 14 anos. O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Pedreira, 195 no Ingá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *