Cidades se preparam para o Corpus Christi

Considerada uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, diversas cidades da região se preparam para o Corpus Christi. Do latim que significa ‘Corpo de Cristo’, a data foi escolhida para celebrar o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo. E como tradição, muitas vias são tomadas pelos tradicionais tapetes de sal, por onde procissões passam. São Gonçalo é a cidade que tem o maior tapete da América Latina.

Em Niterói, a confecção dos tapetes acontece no dia 20 de junho, na Avenida Amaral Peixoto, no centro da cidade. Os trabalhos começarão às 07h, com previsão de término às 11h. As paróquias do Vicariato Niterói contarão com 20 toneladas de sal, além de pó de café, pó de serra e xadrez. Serão confeccionados, aproximadamente, 100 tapetes, ao longo da Avenida Amaral Peixoto, cobrindo 550 dos 1000 metros de extensão da via.
Os católicos fluminenses poderão visitar os tapetes a partir das 13h, e terão até às 15h, para tirar fotos e conhecer a criatividade das equipes envolvidas no evento. Logo após a visitação, participarão do louvor. A Celebração Eucarística será presidida por Dom Luiz Antônio, Bispo Auxiliar de Niterói, a partir das 16h, num palco montado em frente à Câmara Municipal de Niterói, no início da Av. Amaral Peixoto. No final da missa, haverá uma procissão, até o final da Avenida.

Em Itaboraí, a celebração acontecerá na a Avenida 22 de Maio, principal via da cidade, no sentido Manilha, onde serão confeccionados aproximadamente 120 tapetes de sal. Serão cerca de 600 voluntários, divididos pelas quatro paróquias do município, a Paróquia de São João Batista, no Centro; São Pedro Apóstolo, em Venda das Pedras; Nossa Senhora de Fátima, em Manilha e Nossa Senhora da Conceição, Porto das Caixas. Além de escolas e comunidades católicas, com início às 7h e previsão de término às 12h. O palco, aonde acontecerá a Santa Missa, às 16h, será montado próximo ao restaurante Santa Mônica, na Avenida 22 de Maio, sentido Manilha. E após, a tradicional procissão passando sob os tapetes de sal, até o antigo restaurante Bocca (em frente ao Banco Itaú).

Já na cidade de Maricá, o evento será na Praça Medeiros Corrêa, no Centro, a partir das 9 horas, sendo que às 16 horas acontece uma missa sob a presidência do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco.

Em São Gonçalo, São esperados mais de 50 mil fiéis para as comemorações começam na próxima segunda-feira. A comemoração é tradicional na cidade e os tapetes artísticos confeccionados são considerados os maiores da América Latina em extensão, somando aproximadamente 1,5 km. Neste ano, a confecção dos tapetes, será no dia 19 de junho, por volta das 20h. Já no dia 20, data em que se comemora a solenidade, os gonçalenses irão se concentrar na rua em frente à matriz São Gonçalo de Amarante, às 07h, e em seguida, começará a Santa Missa, às 08h. A Matriz fica na Alameda Pio XII, nº 86, no Centro.

Festas para São João Batista
Padroeiro das cidades de Niterói e Itaboraí, São João Batista nasceu em junho, no dia 24 e nesta data é celebrado o dia do santo. O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, celebrará no dia, às 17 horas uma missa na Catedral que leva o nome do Santo, no Centro de Niterói.

As comemorações começam logo cedo, às 8 horas em Niterói, com uma missa. Na mesma hora começam os festejos em Itaboraí na Paróquia de São João Batista, no Centro da cidade. Às 18 horas acontece a última missa, com procissão pela região.

Além de Itaboraí e Niterói, haverão comemorações também em paróquias de São Gonçalo e Rio Bonito, com missas durante todo o dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *