Cidade passa a ter atendimento itinerante para população em situação de rua

A Prefeitura de Niterói vai passar a oferecer os serviços do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de forma itinerante nas diversas regiões da cidade. Nesta terça-feira (25), a ação será no bairro de São Francisco, das 10h às 16h, na Praça Expedicionários e equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária vão realizar atendimento socioassistencial, encaminhamento para vaga de abrigo e outros serviços que são realizados na unidade.

O Centro Pop Itinerante vai acontecer com dias fixos. As segundas, no Fonseca, no vão Central da Alameda São Boaventura, 933. Nas quartas-feiras, a ação acontece na Praça Expedicionários, em São Francisco. Já às sextas, será a vez do Largo da Batalha receber a atividade que vai acontecer na Estrada Caetano Monteiro (em frente a casa de festas Fenix). O atendimento nestes locais funciona das 10h às 16h. E, os sábados estão reservados para Icaraí, que vai receber o centro itinerante no vão central da Rua Ary Parreiras, esquina com a Praia (em frente a Paróquia de São Judas Tadeu), das 10h às 13h.

O Centro Pop funciona como uma porta de entrada para seus serviços. Lá são oferecidos encaminhamentos para retirada de documentos que incluem RG, certidões de nascimento e casamento e carteira de trabalho. De 2019 até outubro de 2021, mais de 2890 pessoas receberam seus documentos. Além da documentação civil, as unidades de acolhimento ainda prestam atendimento aos grupos vulneráveis com assistentes sociais, psicólogos, orientação jurídica, encaminhamento para serviços de saúde, trabalho e renda. O objetivo principal é construir com os acolhidos um trabalho que culmine na sua autonomia e reinserção social. A organização desses serviços garante privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.