Cidade imuniza 63% do público-alvo contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí divulgou que, sobre a prorrogação de vacinação contra gripe, segue a meta do Ministério da Saúde de imunizar 90% das aproximadamente 51 mil pessoas indicadas pelo órgão até o dia 9 de junho. No último balanço, da semana passada, o órgão levantou que foram imunizados 63,6% do público-alvo.

Até o momento, em média, 30 mil pessoas já foram imunizadas no município. A vacina contra a gripe continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) de todo município até a data prolongada.

Com o intuito de imunizar o máximo de pessoas possíveis contra a gripe e tentar atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na última sexta-feira e sábado uma ação de vacinação na Praça Alarico Antunes, no Centro.
A vacinação, por meio de uma unidade móvel, um ônibus com ar-condicionado ficou estacionado no local. Ao todo, aproximadamente 20 profissionais da área de saúde, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativo participaram da ação. O casal de aposentados Jadir Silva, de 72 anos, e Midiana Nunes, de 64 anos, moradores do bairro Apollo, se imunizaram na última sexta-feira (26/05), na unidade móvel oferecida pela Prefeitura de Itaboraí.

“Soltamos do ônibus e vimos este ônibus parado aqui na Praça, viemos conferir o que era e logo nos vacinamos. Nem íamos tomar mais esta vacina, pois vimos na televisão que seria até hoje, mas demos sorte da vacina vir até a gente, por sorte do destino”, disse Midiana, ressaltando que todos os anos eles tomam a vacina contra a gripe.

O alvo da campanha são pessoas idosas, com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, que são os grupos mais vulneráveis aos quadros graves e complicações da doença. E ainda povos indígenas; portadores de doenças crônicas; adolescente de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; profissionais da área de saúde; populações privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Este ano, foram incluídos também na vacinação, os professores de ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, mediante comprovação da função.

É importante levar a Caderneta de Vacinação ou algum comprovante da situação vacinal, e ainda um documento de identificação com foto.
Por determinação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) até o dia 9 de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =