Cidadão deve ter cartão do SUS para usar na rede pública de saúde

Raquel Morais

Quem utiliza a saúde pública para tratamentos precisa passar por algumas burocracias para conseguir o atendimento, como fazer o cadastro do Cartão Nacional de Saúde, ou simplesmente Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento é emitido em todas as policlínicas, unidades básicas e de médicos de família e é utilizado para acompanhamentos médicos, consultas e exames. Já para setores de urgência e emergência não é necessário apresentar o cartão.

De acordo com o Ministério da Saúde todo brasileiro com CPF válido possui o número do Cartão Nacional de Saúde, como consequência da integração da base de dados do cartão (CadSUS Web) com a Receita Federal. De posse desse documento é possível acompanhar melhor a saúde dos pacientes e garantir uma atenção ainda mais adequada aos brasileiros que utilizam a rede pública de saúde.

A microempresária Sayonara Garcia, de 26 anos, e o motorista Ricardo Ratto, de 29 anos, estiveram na manhã de ontem na Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca, no bairro Vital Brazil, para pedir o cartão do SUS da pequena Manoela. “Ela tinha plano de saúde, mas com a crise não tivemos como continuar pagando. Ela será acompanhada pela pediatria do posto e fomos informados que precisaria do cartão”, explicou a mãe da criança. “Para tomar vacinas só levamos o cartão de vacinação, mas para consulta tivemos que passar por esse trâmite”, completou.

Segundo Prefeitura de Niterói, a cidade segue as normas do SUS, que obriga a apresentação do cartão para ser atendido na rede básica de saúde, além de residir no município. O interessado deve procurar a unidade mais próxima de sua residência, portando os documentos pessoais: RG, CPF e comprovante de residência. O Ministério da Saúde reforçou ainda que, para quem esqueceu ou perdeu o cartão, para descobrir o número o cidadão pode entrar no aplicativo do Cartão SUS Digital (disponível para download nas principais lojas de aplicativos para smartphones) informando seu número de CPF e data de nascimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *