O canteiro central da Avenida Zumbi dos Palmares, em Itaipuaçu Maricá, está recebendo grades de proteção lateral que vão oferecer mais segurança aos ciclistas que utilizam a passagem, que tem cerca de um quilômetro de extensão total entre a Praça do Barroco e a esquina com a Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34). Além das grades, estão sendo também plantadas palmeiras que vão arborizar a faixa central.
A providência agradou os usuários da ciclovia, que dá início às pistas destinadas aos adeptos das duas rodas. É importante, dá mais segurança para nós. Foi bom fazerem esse cerco porque tinha gente que estacionava até carros aqui. Agora ficou melhor para as bicicletas, opinou o entregador Luan Ferreira, de 24 anos, morador do Jardim Atlântico Central. A técnica de enfermagem Lívia de Almeida, de 34 anos, disse que aguarda o fim das obras para voltar a circular na faixa. Vou usar com certeza depois de pronto. Antes estava bem ruim, dava até medo de andar, afirmou. Para o socorrista Cleyson Damásio, de 44 anos, a ciclovia protegida é mais um estímulo para usar os espaços do bairro. Uso direto as ciclofaixas daqui e de fora também. Já fui até a serra do Lagarto pedalando, sempre nas faixas, revelou.
Além de Itaipuaçu, o planejamento cicloviário da cidade contempla três eixos: Ponta negra-Centro (com 26,5), Ubatiba-Centro (4 km) e São José- Centro (11 km). Este último inclui ainda o trecho que passa por Parque Nanci, Itapeba e Mumbuca, onde a pista está sendo construída, e segue pela Estrada Real de Maricá até a Avenida Prefeito Alcebíades Mendes (antiga Estrada dos Macacos), utilizando também as chamadas ciclorotas (onde o espaço da via é dividido com carros e motos).
De acordo com o planejamento da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, a faixa para bicicletas já existente na via deverá ser remodelada, bem como a do mesmo modelo que fica na Avenida Guarujá, em São José de Imbassaí. O órgão espera concluir rapidamente o estudo para iniciar a construção ainda este ano. Ao final da intervenção, Maricá terá um total de quase 42 quilômetros de malha cicloviária.