Ciclista se prepara para percorrer o Brasil sobre duas rodas

Raquel Morais

A mineira Amanda Bento, de 32 anos, está perto de começar a jornada mais diferente e especial de sua vida. Nos próximos dias ela vai iniciar uma expedição de bicicleta pelo Brasil que ela batizou como ‘Viaje Como Uma Garota’. A viagem sobre duas rodas vai passar por Niterói. Ela vai sair de Cataguases, em Minas Gerais, rumo ao Rio de Janeiro, percurso que pretende fazer em dois dias, e depois seguirá da Praça Arariboia, em Niterói, rumo à BR-101 até Jaconé, entre Saquarema e Maricá. Ela promete que vai conhecer todo o Brasil em 10 mil quilômetros com planejamento entre 500 e 720 dias.

Amanda teve muitas mudanças na pandemia do coronavírus, enfrentou uma separação e fechou suas lojas em Ipanema e Botafogo, onde trabalhava com moda. Nesse contexto viu a possibilidade e necessidade de viver os sonhos que sempre ficaram em segundo plano. Agora a vontade é conhecer os estados brasileiros de uma perspectiva diferente e se conectar com as pessoas.

“Eu tinha lojas de moda, em Ipanema e Botafogo, mas cansei de viver dentro daquela caixa. A pandemia me mostrou que eu não estava feliz com a minha vida profissional e pessoal. Foi o momento de vários ciclos se fecharem. Só conheço bem a minha cidade, Cataguases, e o Rio, que têm climas parecidos. Quero conhecer o meu país”, frisou.

Para iniciar a jornada, Amanda aprendeu a consertar bicicletas, está em uma dieta rigorosa para condicionar seu corpo e está aprendendo autodefesa. Ela levará com ela uma barraca e pequenos equipamentos de segurança e de sobrevivência, além do apoio da família.

De acordo com o planejamento, ela inicia o trajeto em Cataguases rumo ao Rio de Janeiro Em seguida pretende pedalar pela BR-101 e dormir acampada em Jaconé, para depois seguir rumo a Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, onde tem um passeio marcado de mergulho. O roteiro seguirá rumo ao Nordeste pelo litoral brasileiro. Amanda segue depois para o Norte, em seguida o Centro-Oeste, Sul e volta para o Sudeste. Serão 10 mil quilômetros que ela planeja percorrer em um prazo entre 500 e 720 dias.

“A rotina começará um pouco antes das 6h, quando tomarei um shake e prepararei as misturas para ingerir enquanto pedalo até às 14h, quando pretendo almoçar e encerrar a jornada do dia para evitar que alguma emergência me faça pedalar de noite. A viagem é para eu conhecer os lugares, então há locais onde vou ficar por 10 ou 15 dias”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + oito =