Ciclista poderá pagar multa se esquecer de bike no novo bicicletário

Raquel Morais –

‘Estacionar’ a bike no novo bicicletário, que será inaugurado nesta segunda-feira (27), da Praça Arariboia será gratuito, mas quem esquecer a ‘magrela’ por lá mais de 72 horas pagará uma multa, leve, de R$ 0,97 por dia. A coordenadora do Programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, explica que a intenção do bicicletário é igual às vagas para carros, que haja rotatividade, espaço constante para receber as bicicletas.

“A ideia desse espaço é guardar a bicicleta para a pessoa por algumas horas. Isso vai estimular o uso dela como meio de transporte, já que está situado ao lado das Barcas e perto do terminal de ônibus. O bicicletário não servirá como garagem para pessoas que têm a bike em apartamento, por exemplo. Por isso estipulamos esses limites”, reforçou Isabela.

A coordenadora disse ainda que após 20 dias se a pessoa não retirar a bicicleta, a mesma será enviada para o depósito público municipal, onde permanecerá por mais 30 dias. Mesmo assim se o dono da bicicleta não for no depósito retirar o equipamento, depois de mais 30 dias a bike será doada.

O projeto dessa construção surgiu após demanda dos próprios ciclistas, através de abaixo-assinado em 2012. “Eu vou usar muito esse espaço e ainda vou economizar a passagem. Vou sair do Ingá pedalando, guarda a bike e vou para o Rio de barca. A noite não vou nem precisar andar até o terminal para pegar ônibus e voltar para o Ingá. Será ótimo”, comentou o auxiliar administrativo Márcio Moraes, de 33 anos.

O estacionamento das bicicletas vai funcionar das 6h à meia noite, terá capacidade para receber 416 bicicletas e será inaugurado nessa segunda-feira. A obra fez parte do programa Niterói de Bicicleta e ocupa uma área de 478,6 metros quadrados com investimento de R$ 852.598,79. Na última sexta-feira a arquiteta responsável pela obra, Maria Rita Oberlaender, fez uma visita técnica ao espaço junto à Isabela Ledo para conferir os últimos ajustes da obra, que estava em 99% de conclusão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =