Chuva forte deixa diversos pontos de alagamento na Região Metropolitana

Áreas de instabilidade associadas a sistemas de baixa pressão atmosférica e a uma frente fria que avança ao largo do Sudeste, são reforçadas pelo fluxo de ar quente e úmido vindo do Norte do país e formam nuvens muito carregas no centro-sul do Rio de Janeiro, de acordo com o Climatempo. O temporal durante a madrugada deixou diversos pontos de alagamento em Niterói e em São Gonçalo. A previsão é que a chuva continua durante esta segunda-feira (08).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta ‘acumulo de chuva para toda a Região Metropolitana e Sul do Estado. Na escala de alerta (que vai de 1 a 4) o nível é de perigo (terceiro na escala severidade). A previsão é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco, segundo Inmet. O alerta vale durante toda esta segunda.

O domingo (07) foi chuvoso em toda Região Metropolitana e o tempo permanece instável ao longo desta segunda (08). Segundo informações das estações automáticas operadas pelo Prefeitura do Rio de Janeiro, nas últimas 24 horas (entre 5h de domingo e 5h de segunda-feira), foram acumulados cerca de 132 mm na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, enquanto em Guaratiba, Santa Cruz e Grota Funda, também na zona oeste, os acumulados de chuva variam entre 90 e 105mm.

Esta segunda-feira começa com mais chuva forte na cidade do Rio. Grandes áreas de chuva moderada a forte se deslocaram da Região Serrana em direção ao Grande Rio e já chove forte de forma generalizada pela cidade. Em Niterói e em São Gonçalo a previsão é de chuva durante toda a segunda. A temperatura não passa de 27° C em ambas as cidades. A forte chuva que caiu durante a madrugada de domingo para a segunda, provocou diversos pontos de alagamentos nas duas cidades. Pelas redes sociais, diversos internautas relataram a situação difícil que enfrentavam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *