Chuva: aulas são suspensas na rede municipal de Niterói e estadual

Niterói entrou, na tarde desta terça-feira (12), em estágio de atenção devido a previsão de fortes chuvas e ressaca na orla da cidade, o que aumenta a possibilidade de alagamentos no município. Por medida de prevenção, as aulas na rede municipal de educação serão suspensas nesta quarta-feira (13). O mesmo foi feito pela rede estadual, no início da noite a Secretaria divulgou que todos os turnos foram suspensos nesta quarta-feira. A Defesa Civil de Niterói montou, com a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans), estrutura especial de operação para os próximos dias. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.

Haverá aumento no efetivo de agentes da NitTrans nas ruas, orientando motoristas que estiverem nas vias da cidade. A Clin vai manter uma equipe de plantão 24h e ressalta que é importante moradores e comerciantes da cidade colocarem o lixo nas calçadas apenas 1 hora antes do início da coleta. Os horários podem ser vistos no site. A Seconser terá equipes de prontidão e atenção especial em diferentes pontos da cidade.

Aulas também são suspensas na rede estadual
O Secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes, divulgou no início da noite desta terça, um vídeo onde declara que as aulas da rede estadual estão suspensas em todo o Estado, devido a previsão de chuva para os próximos dias. Na declaração, ele esclarece que cabe a direção de cada escola escolher a melhor maneira para repor as aulas.

Previsão – De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, a partir desta terça-feira (12) a aproximação de uma frente fria deixará o tempo instável na cidade, com aumento gradativo de nebulosidade ao longo do dia e possibilidade de pancadas de chuva durante a noite. Na quarta-feira (13), o tempo permanece instável e com céu nublado, chuva moderada a forte, acompanhada de raios e rajadas de vento forte a qualquer hora do dia. As temperaturas estarão em declínio e os ventos com intensidade moderada/forte. Destaca-se que há previsão de ressaca a partir das 10h de quarta-feira até 10h de quinta-feira. São esperados acumulados significativos de chuva a partir do início da manhã de amanhã até a noite de quinta-feira (14/02).

Informação – A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O Twitter será atualizado com boletins das chuvas.

Prevenção – A Defesa Civil orienta que, em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:

– Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.

– As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.

– Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *