Centro de Artes UFF se reinventa com espetáculo Metrópole On-line

A Inquieta Cia. de Teatro, em parceria com o Centro de Artes UFF, estreia a nova temporada de Metrópole on-line. Arte para alimentar, experiência cênica com transmissão em tempo real e criada e realizada por Silvero Pereira e Gyl Giffony, a partir da dramaturgia de Rafael Barbosa. O espetáculo tem apresentações nos dias 10, 11, 17 e 18 de julho, às 20h, via Instagram, no perfil @sala_de_espetáculos. No dia 18, após a última sessão, haverá um bate-papo online com os atores sobre o processo criativo e curiosidades. É a primeira vez que o Centro de Artes UFF promove umaobra de artes cênicas adaptada para a internet. Outros trabalhos serão apresentados neste formato pelo Teatro da UFF ao longo da quarentena.

A montagem se reconhece como um remake do espetáculo original Metrópole, estreado em 2012 na Sala de Dança do Theatro José de Alencar (Fortaleza – CE). Nesta nova montagem on-line, desde suas casas, o elenco poderá expandir proposições poéticas entre especialidades domésticas, urbanas e virtuais.

Frente ao como vem se colocando a arte e seu fazer nesses tempos, os atores Silvero Pereira e Gyl Giffony se lançaram na experiência de uma criação que não só dialoga com esse contexto, mas que investiga elementos de linguagem característicos da plataforma Instagram, em específico a live compartilhada, buscando dividir com o público uma inventiva experimentação.

Durante várias chamadas, dois irmãos, Caetano e Charles, rompem o distanciamento que existia entre eles, antes mesmo de estarem neste, que agora todos vivemos. Por entre janelas do contato virtual, movem-se por passados, presentes e futuros do quanto a vida pode pulsar, ou não, numa cidade. Desejo, frustração e coragem dão a tônica dessa Metrópole.

Este projeto objetiva fortalecer essa investigação dos meios de uso possíveis para a criação, desde as artes vivas com inserção em plataforma on-line e transmissão em tempo real, reconhecendo elementos de linguagem que são próprios às duas áreas, recriando modos de composição. A montagem Metrópole On-line não se conforma somente com a transposição de linguagem cênica para o meio virtual. Lança outros olhares para a criação virtual em diálogo com outras matérias, espaços e suas possibilidades. Esta proposta almeja ainda estimular que outros agentes também se lancem nessas inventividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + oito =