Centro de Artes UFF debate cultura com Gilberto Gil

Na próxima edição, o projeto UFF Debate Brasil volta-se para refletir sobre a produção recente e as necessidades de reinvenção perante os novos arranjos culturais. Para discutir o tema, o Centro de Artes UFF traz como convidados pessoas notadamente conhecidas e reconhecidas por sua atuação no campo da cultura: Gilberto Gil, Alemberg Quindins e José Jorge de Carvalho. A mediação será de Leonardo Guelman, professor da UFF (Departamento de Arte) e superintendente do Centro de Artes. O evento será realizado no dia 5 de setembro (terça-feira), às 18h, no Teatro da UFF, em Icaraí, Niterói.

O UFF Debate Brasil teve início em 1984, dois anos após a consolidação do Departamento de Difusão Cultural, setor que viria depois a ser denominado Centro de Artes UFF. Com o objetivo de proporcionar ao público a oportunidade de ouvir e discorrer sobre assuntos que polarizam pontos de vista, o debate notabilizou-se pela análise aprofundada das questões sociais, com destaque para os debates sobre a formação da Assembleia Constituinte e a elaboração da Carta Magna de 1988. Até hoje, o projeto dedica-se à formação de opinião sobre temas da atualidade.

Gilberto Gil – Cantor, compositor, ex-embaixador do Fundo para Alimentação e Agricultura (FAO) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nomeado “Artista pela Paz”, pela UNESCO. Ex-ministro da Cultura (2003-2008) – ao longo do mandato trabalhou temas que vão desde novas tecnologias, direito autoral, cultura e desenvolvimento, diversidade cultural até o lugar do Brasil e dos países do sul do planeta no mundo globalizado; em sua gestão foram criados os Pontos de Cultura.

Alemberg Quindins – Idealizador da Fundação Casa Grande e do Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda, no Cariri cearense, onde desenvolve um trabalho de inclusão, estimulando a criatividade das crianças e adolescentes em uma perspectiva sustentável e ecológica no território do Cariri.
José Jorge de Carvalho – Professor de Antropologia da UnB, um dos articuladores da questão das cotas para negros e índios na UnB e nas universidades brasileiras e idealizador do projeto Encontro dos Saberes, que tem como objetivo trazer Mestres das Culturas Tradicionais e Populares para lecionar nas universidades.

Leonardo Guelman – Mediador. Superintendente do Centro de Artes UFF e professor do Departamento de Arte da UFF. Idealizador dos projetos Rio com Gentileza, Interculturalidades, Territórios Criativos e Territórios das Artes, feitos em parceria com a Funarte.

A entrada é gratuita e a participação é aberta ao público em geral. O Centro de Artes UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9 em Icaraí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *