Centro de Apoio à Inclusão Escolar de Saquarema completa 15 anos

O Centro de Apoio à Inclusão Escolar (Caie) de Saquarema comemora nessa quarta-feira (30) 15 anos de fundação. O espaço foi inaugurado em 30 de junho de 2006 para promover o desenvolvimento de alunos com deficiências matriculados no município. Entre essas deficiências estão a intelectual, visual, física, auditiva, múltiplas deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades/superdotação, além de transtornos e distúrbios de aprendizagem.

Mais de 120 alunos estão matriculados na Sala de Recursos e no Programa de Apoio ao Educando e o Centro também promove cursos e palestras com temas relevantes à Educação Especial/ Inclusiva voltados à comunidade escolar e abertos à população em geral.

O Atendimento Educacional Especializado é prestado também por psicopedagogos, psicólogos, fisioterapeuta e neurologista que realizam avaliações e prestam orientações aos professores e responsáveis. O CAIE atua ainda como referência, em formação e orientação, à toda rede de educação, com temas específicos na área de Educação Especial/ Inclusiva. Esses cursos são ofertados em períodos variados, com temas como Libras, Braille, Autismo, Deficiência Intelectual, Adaptação Curricular, Inclusão Escolar para Pais e Responsáveis e Deficiências Múltiplas, e contam com mais de 230 inscritos, atualmente.

Os cursos são abertos à comunidade e são sistematicamente publicados em edital, no site e nas redes sociais da Prefeitura. Instalado em sede própria, na Rua Ernestina Bravo, 155, em Bacaxá, a Instituição passou a contar com melhores instalações, adaptadas às necessidades do público atendido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.