Cemitérios recebem melhorias para Finados

Os quatro cemitérios públicos de São Gonçalo estão sendo preparados para receber os visitantes no Dia de Finados, em 2 de novembro. Segundo a Secretaria municipal de Administração, pelo menos 50 funcionários atuam nos serviços de limpeza geral. São esperadas mais de 50 mil pessoas nos cemitério da cidade a partir da próxima segunda-feira (31).

De acordo com o secretário de Administração, José Antônio Fonseca, a operação envolve serviços de limpeza do terreno, poda de árvores e jardinagem, pintura de muros e meio-fio. “Na verdade existe essa manutenção durante o ano todo nos cemitérios com equipes específicas. Mas nesse momento intensificamos para cuidar um pouco dos detalhes que são importantes para o Dia de Finados. O objetivo é que a gente possa proporcionar um ambiente melhor para as pessoas que irão visitar seus entes queridos”.

Os cemitérios São Gonçalo, São Miguel, Pacheco e Ipiíba irão funcionar das 8 às 17 horas. Quem tiver dificuldade para localizar o túmulo deve se dirigir à administração local e informar o nome completo e a data do falecimento para que se possa localizar a sepultura. Os visitantes contarão com missas nos Cemitérios de São Gonçalo e de São Miguel às 8, 10 e 16 horas e nos de Ipiíba e Pacheco às 10 horas.

Durante os dias de visitação, a prefeitura montou esquema especial que contará com o apoio da guarda municipal, da Polícia Militar e da Secretaria de Saúde, que enviará para cada um dos cemitérios uma equipe de enfermagem com ambulância. Equipes de combate à dengue também estarão nos cemitérios orientando a população sobre o perigo da doença e solicitado que os visitantes evitem colocar água nos vasos de flores.

Leve crescimento nas vendas
Depois dos dias das mães e dos Namorados, o Dia de Finados é a terceira data que mais se comercializa flores. E pensando em resgatar as vendas, as floricultoras já preparam seus estoques. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL), a expectativa é de que haja um aumento de 3% no número de vendas comparado ao ano anterior. Já em comparação com o mês anterior, esse número sobe para 30%.

“Este comércio é incentivado pela data, fazendo com que haja um aumento significativo de vendas nesse período”, diz o vice-presidente da CDL Niterói, Luiz Vieira.

Tradicionalmente, as flores mais vendidas nessa época são: crisântemo, flor de campo, azaleia e palma.

Um comentário em “Cemitérios recebem melhorias para Finados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *