Cemitérios já começam preparativos para Finados

Raquel Morais –

Nesta sexta-feira é celebrado o Dia de Finados e os cemitérios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá já estão nos preparativos para a data. No Cemitério Maruí Grande, no Barreto, equipes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estiveram no local fazendo reparos. Pintura, poda de árvore, capina do mato e limpeza em geral foram algumas ações realizadas pelos funcionários. E para evitar o tumulto no próprio feriado já têm pessoas indo visitar os jazigos e túmulos de amigos e familiares desde ontem.

Em Niterói, a Prefeitura de Niterói divulgou o esquema especial do trânsito no entorno do cemitério municipal e nos outros da cidade. Mas comerciantes que trabalham com flores e mármores, no entorno do principal cemitério da cidade, acreditam que nesse ano o movimento será muito baixo no feriado.

“As pessoas estão perdendo o ritual de visitarem os túmulos e jazigos nos cemitérios. Além disso, nesse ano, o feriado cairá em uma sexta-feira, então acredito que o movimento será muito ruim, pois as pessoas devem viajar”, explicou a dona de casa, Acácia Flores Silvia Brandão.

A empresária disse ainda que a expectativa de aumento nas vendas está diminuindo ao longo dos anos e, se em alguns anos atrás a venda aumentava em 1.000%, esse ano deve ser em torno de 100%.

“Falar cem por cento parece muito mas é nada frente ao movimento ruim para venda de flores. Investi um pouco mais em flores artificiais, pois são as que mais saem, já que as pessoas querem que elas durem por muito tempo”, comentou.

Mas para quem prefere a flor natural as mais vendidas são monsenhor, que custa R$ 6 o maço; rosas e palmas, que custam R$ 3 cada unidade.

“Não tem como aumentar esse valor por causa da data especial. Ainda temos uma concorrência com os vendedores ambulantes. Realmente a situação está muito crítica”, completou Silvia.

Apesar da percepção de queda da tradição pelos comerciantes, ainda tem gente que faz questão de lembrar quem já faleceu.

“Eu gosto muito de ir no cemitério e eu acho que esse ritual me faz bem. Acho também que é uma forma de homenagear quem já não está entre nós e é uma forma de ficar mais perto do que um dia essas pessoas foram para a gente. Eu coloco flores, faço oração e escolhi ir antes do feriado para evitar o tumulto. Quem não tem saudade não tem passado”, comentou a aposentada Ana Maria Guimarães, de 80 anos.

ESQUEMA DE TRÂNSITO
No Cemitério do Maruí será proibido parar e estacionar na Rua Galvão, no Barreto, entre meia-noite e 18h do dia 2. A rua terá mão única no sentido Rua Dr. Luiz Palmier, entre 5h e 18h. A Rua General Castrioto será interditada entre a Rua Galvão e a Rua Maurício de Abreu, das 5h às 18h, mesmo horário de interdição da Travessa Valença. Os ônibus que passam pelo cemitério serão desviados a partir da bifurcação da Rua Benjamin Constant, na altura do Tio Sam, e seguirão pela Rua Presidente Craveiro Lopes e Dr. Luiz Palmier, em direção à Rua Dr. March, também das 5h às 18h.

No Parque da Colina, em Pendotiba, o reforço da fiscalização se dará entre 5h e 18h na região do Cantagalo: o retorno em frente à entrada do cemitério será bloqueado ao tráfego caso haja necessidade. Agentes de trânsito da NitTrans reforçarão a orientação aos motoristas nas avenidas Francisco da Cruz Nunes e Nelson de Oliveira e Silva. Também haverá especial atenção à travessia de pedestres. No Cemitério São Francisco Xavier, em Charitas, a fiscalização de trânsito será intensificada na Avenida Prefeito Sylvio Picanço e haverá auxílio para a travessia de pedestres, entre 5h e 18h. Já no Cemitério São Lázaro, em Itaipu, os agentes da NitTrans intensificarão a fiscalização na Avenida Francisco da Cruz Nunes e auxiliarão na travessia de pedestres, entre 5h às 18h.

Em São Gonçalo e Itaboraí não haverá esquema especial de trânsito no entorno dos cemitérios. Na primeira cidade, o contingente de guardas será reforçado nessas áreas para dar suporte a motoristas. Em Maricá, a prefeitura não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *